QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
1 - (CESPE/PROCURADOR AUTÁRQUICO/INSS/99) Na vigência da Lei nº
8.666/93, um prefeito municipal contratou diretamente, sem licitação, empresa de
consultoria de propriedade de correligionário político para a prestação de
serviços técnicos de assessoramento econômico-financeiro. Entendeu o prefeito
que o caso se enquadrava na hipótese de inexigibilidade de licitação, uma vez
que, a seu ver, os técnicos da empresa eram profissionais de notória
especialização. Quinze dias antes do término de seu mandato, sabedor da eleição
do novo chefe do Poder Executivo municipal, firmou termo aditivo entre a
prefeitura e a empresa, prorrogando por mais um ano o contrato. No último dia de
seu mandato, porém, alegando que o novo prefeito, por ser seu inimigo político e
desafeto do proprietário da empresa contratada, não iria dar seqüência ao
contrato, rescindiu unilateralmente a avença e indenizou integralmente o
contratado pelo valor correspondente a todas as remunerações que ainda seriam
pagas pelo município.
Com base na situação hipotética descrita acima e na
teoria dos contratos administrativos, julgue os itens a seguir.
(1) A
rescisão unilateral do contrato e o conseqüente pagamento da indenização
constituíram hipótese de desvio de poder, porque a rescisão do vínculo
contratual e a indenização plena do contratado não se coadunam com a prorrogação
do ajuste acordada quinze dias antes, sem que nenhum fato novo tivesse ocorrido.
Dessa forma, o prefeito usou sua competência animado pelo favoritismo e alheio
ao interesse público.
(2) O desvio de poder ou desvio de finalidade ocorre
quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explícita
ou implicitamente, na regra de competência.
(3) A contratação de empresa de
consultoria com base nas hipóteses de inexigibilidade de licitação não precisa
ser necessariamente justificada, sendo suficiente que o prefeito tenha
providenciado a indispensável publicação na imprensa oficial do ato que declarou
inexigível o certame licitatório.
(4) A prorrogação do contrato entre a
prefeitura e a empresa de consultoria não necessita de justificativa por
escrito, uma vez que, na hipótese, por tratar-se de contrato para prestação de
serviços a serem executados de forma contínua, o prazo de vigência contratual é
indeterminado.
(5) Se não for comprovada a participação da contratada no
cometimento do ilícito de desvio de poder, estará o prefeito sucessor obrigado a
anular o contrato e a ratificar a indenização paga à empresa de consultoria,
tendo em vista que, segundo expressão literal contida na Lei nº 8.666/93, a
responsabilidade contratual do Estado abrangerá tanto os danos emergentes quanto
os lucros cessantes.
2 - (CESPE/PROCURADOR
AUTÁRQUICO/INSS/99) Considere que um servidor público civil da União falte ao
serviço intencionalmente por 31 dias seguidos. Em face dessa situação
hipotética, julgue os seguintes itens.
(1) Deverá ser instaurado processo
administrativo sumário visando à apuração do ilícito, sendo possível a aplicação
da pena de demissão.
(2) Deverá o servidor ser removido de ofício para outra
localidade, antes da instauração de sindicância administrativa.
(3)
Comprovado o ilícito administrativo por meio de processo administrativo
disciplinar, deverão ser descontados os dias de falta do servidor, que poderá
ainda ser apenado com a sanção de advertência.
(4) Simultaneamente à
instauração do procedimento administrativo sumário visando à apuração do
abandono do cargo, deverá a administração pública indicar a materialidade da
transgressão que, na hipótese, dar-se-á pela indicação precisa do período de
ausência intencional do servidor ao serviço público superior a trinta
dias.
(5) Caso o servidor venha a ser demitido em função do ocorrido, ele
jamais poderá retornar ao serviço público.
3 - (CESPE/PROCURADOR
AUTÁRQUICO/INSS/99) Em relação ao regime jurídico aplicável a órgãos e entidade
da administração pública direta e indireta julgue os itens abaixo.
(1) É
entendimento assente na doutrina e na jurisprudência que os empregados de
sociedades de economia mista não precisam prestar concurso público de provas ou
de provas e títulos para ingressar em empresas estatais porque estas se submetem
a regime jurídico próprio das empresas privadas.
(2) Os salários de
empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista que não recebam
recursos orçamentários dos entes federados para pagamento de despesas de pessoal
ou de custeio em geral não se submetem ao teto de remuneração constitucional
fixado pela EC nº 20/98.
(3) A EC nº 20/98 prevê a impossibilidade de
acumulação de proventos de aposentadoria de servidor público civil ou militar
com remuneração decorrente da ocupação de cargo, emprego ou função pública,
ressalvadas as hipóteses de cargos acumuláveis na forma da Constituição, os
cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e
exoneração, devendo todos os que estiverem em desacordo com essa regra optar
pelos proventos de aposentadoria ou pela remuneração do cargo.
(4) A
autonomia gerencial, orçamentária e financeira das entidades da administração
indireta poderá ser ampliada mediante contrato de gestão, a ser fixado entre
seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas
de desempenho para a entidade, sendo descabido falar em contrato de gestão
assinado por órgãos públicos, uma vez que estes últimos não têm personalidade
jurídica.
(5) A administração pública brasileira, tomada em acepção
subjetiva, de acordo com a letra do Decreto-lei nº 200/67, não engloba os
serviços sociais autônomos.
4 - (CESPE/PROCURADOR
AUTÁRQUICO/INSS/99) Uma empresa apresentou documento fiscal falsificado na fase
de habilitação de uma licitação, fato que não foi percebido pela administração.
Terminada a fase de classificação e julgamento, veio ao conhecimento da comissão
de licitação informação relativa à falsidade do documento.
Com relação ao
caso hipotético apresentado, julgue os itens que se seguem.
(1) A modalidade
licitatória do caso não pode ser uma concorrência.
(2) A administração não
pode agir de ofício na hipótese, devendo esperar a impugnação do documento pelos
outros licitantes.
(3) A administração só poderá desclassificar a proposta do
licitante se, a partir dos dados fiscais falsos, ficar comprovado que os preços
oferecidos pelo licitante são inexeqüíveis.
(4) Em nenhuma hipótese, o
licitante poderia desistir da proposta após vencida a fase de
habilitação.
(5) Se ainda persistirem dúvidas quanto à falsidade do documento
fiscal apresentado pela licitante, tanto a comissão de licitação quanto a
autoridade responsável por sua homologação poderão promover diligências
destinadas a esclarecer a questão.
5 -
(CESPE/PROCURADOR AUTÁRQUICO/INSS/99) Em relação ao regime jurídico dos
servidores públicos civis da União, julgue os itens a seguir.
(1) Nas
hipóteses de provimento de cargo público federal por readaptação ou reversão,
encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá as atividades como
excedente, até a ocorrência de vaga.
(2) O servidor reintegrado exercerá as
atividades como excedente, na hipótese de encontrar-se provido o cargo.
(3) A
redistribuição é forma de provimento de cargo público, utilizada na hipótese de
extinção de órgãos.
(4) Caso haja previsão legal, os cargos públicos federais
poderão ser providos e extintos pelo Presidente da República.
(5) Em regra, o
início de exercício de função de confiança dá-se no mesmo dia em que é publicado
o ato de designação.
6 - (CESPE/PROCURADOR
AUTÁRQUICO/INSS/99) Considere, por hipótese, que uma autarquia federal realize
concorrência para a contratação de empresa para prestação de serviços de
segurança e vigilância no prédio da instituição e que, no decorrer do
procedimento licitatório, ocorra a desclassificação de todas as propostas dos
licitantes, uma vez que consignam preços manifestamente superiores aos
praticados no mercado nacional.
Em face dessa situação, julgue os itens que
se seguem.
(1) O edital não pode ter estabelecido o preço máximo que a
administração se dispunha a pagar pelo serviço, sendo possível, tão-só,
consoante expressamente previsto pela Lei nº 8.666/93, a fixação de preços
mínimos e critérios estatísticos.
(2) O princípio da continuidade do serviço
público e o da indisponibilidade dos interesses e bens públicos pelos
administradores públicos impõem que a contratação pudesse ser feita por tomada
de preço ou convite.
(3) O administrador poderá convocar os licitantes para
que, em oito dias úteis, apresentem novas propostas com preços compatíveis com
os do mercado. Persistindo a situação, poderá contratar diretamente, com
dispensa de licitação.
(4) A autarquia estará legitimada para contratar
diretamente uma empresa de vigilância, tendo em vista a inexigibilidade de
licitação decorrente da inviabilidade de competição.
(5) Tendo em vista o
ocorrido, o presidente da autarquia deve buscar a autorização do ministro de
Estado a quem deva obediência hierárquica para a contratação direta do serviço
de vigilância.
7 - (CESPE/PROCURADOR
AUTÁRQUICO/INSS/99) A respeito da teoria dos atos administrativos, julgue os
seguintes itens.
(1) Os atos administrativos são dotados de presunção de
legitimidade e veracidade, o que significa que há presunção relativa de que
foram emitidos com observância da lei e de que os fatos alegados pela
administração são verdadeiros.
(2) Imperatividade é o atributo pelo qual os
atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua
concordância.
(3) Os atos administrativos só são dotados de
auto-executoriedade nas hipóteses previstas expressamente em lei.
(4) A
presunção de legitimidade dos atos legislativos não impede que o cidadão possa
opor-se aos mesmos.
(5) A motivação de um ato administrativo deve contemplar
a exposição dos motivos de fato e de direito, ou seja, a regra de direito
habilitante e os fatos em que o agente se estribou para
decidir.
8 - (CESPE/PROCURADOR AUTÁRQUICO/INSS/99) Com base
na teoria e na legislação que tratam da revogação e da invalidade dos atos
administrativos, julgue os itens abaixo.
(1) Os atos administrativos
vinculados podem ser revogados a partir de critério de oportunidade e de
conveniência.
(2) A administração deve anular seus próprios atos quando
eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou
oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
(3) O ato administrativo
pode ser invalidado sempre que a matéria de fato ou de direito em que se
fundamentar o ato for materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao
resultado obtido.
(4) O direito da administração de anular os atos
administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai
em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada
má-fé.
(5) Os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser
convalidados pela própria administração em decisão na qual se evidencie não
acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a
terceiro.
9 - (CESPE/FISCAL INSS/98) No âmbito da
administração pública, a lei regula determinadas situações de forma tal que não
resta para o administrador qualquer margem de liberdade na escolha do conteúdo
do ato administrativo a ser praticado. Ao contrário, em outras situações, o
administrador goza de certa liberdade na escolha do conteúdo, da conveniência e
da oportunidade do ato que poderá ser praticado. Acerca desse importante tema
para o direito administrativo - discricionariedade ou vinculação administrativa
e possibilidade de invalidação ou revogação do ato administrativo - , julgue os
seguintes itens.
(1) O ato discricionário não escapa do controle efetuado
pelo Poder Judiciário.
(2) A discricionariedade administrativa decorre da
ausência de legislação que discipline o ato. Assim, não existindo proibição
legal, poderá o administrador praticar o ato discricionário.
(3) Um ato
discricionário deverá se anulado quando praticado por agente
incompetente.
(4) Ao Poder Judiciário somente é dado revogar o ato
vinculado.
(5) O ato revocatório desconstitui o ato revogado com eficácia ex
nunc.
10 - (CESPE/FISCAL INSS/98) A Lei nº 8.112, de 11
de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único (RJU) dos
servidores públicos civis federais, sofreu diversas e profundas alterações com a
conversão da Medida Provisória nº 1.573, e suas diversas reedições, na Lei nº
9.527, de 10 de dezembro de 1997. Acerca dessas alterações, julgue os itens
abaixo.
(1) Apenas os servidores da União e das autarquias federais passam a
ser regidos pelo RJU; os empregados de empresas públicas, sociedades de economia
mista e fundações públicas serão regidos pelo regime celetista.
(2) A
ascensão e o acesso, que já haviam sido declarados inconstitucionais pelo STF,
foram excluídos do RJU.
(3) Da data da posse, o servidor deverá entrar em
exercício no prazo de quinze dias, improrrogáveis.
(4) O estágio probatório
para servidor nomeado para cargo de provimento efetivo passa a ser de trinta
meses.
(5) Passa a ser admitida a demissão de servidor estável em decorrência
de número excessivo de servidores.
11 - (CESPE/FISCAL
INSS/98) Em face das regras constantes no RJU dos servidores público civis da
União acerca das suas responsabilidades civil, penal e administrativa, julgue os
itens seguintes.
(1) Considere que tenha sido instaurado, contra servidor,
processo penal pelo cometimento de crime contra a administração pública e que
este foi absolvido pela negativa de autoria. Em face dessa situação, a
responsabilidade administrativa do servidor ficará automaticamente
afastada.
(2) Caso o servidor público a quem se imputou o dever de indenizar
prejuízo causado ao erário venha a falecer, essa obrigação de reparar o dano
poderá ser estendida aos sucessores.
(3) As sanções civis, penais e
administrativas não poderão ser cumuladas, a fim de se evitar múltipla
punição.
(4) Condenado criminalmente o servidor por fato que causou prejuízo
a terceiro, a vítima do dano deverá demandar a indenização apenas do servidor,
restando de pronto afastada a responsabilidade civil da administração.
(5) A
responsabilidade civil do servidor decorrerá apenas de ato doloso, seja este
comissivo ou omissivo.
12 - (CESPE/FISCAL INSS/98)
Suponha que tenha sido realizada licitação pelo INSS para a construção de cem
metros quadrados de calçada para pedestres, conforme especificações constantes
no edital. Julgadas as propostas, a licitação foi encaminhada à autoridade
competente, que a homologou. Não sendo o objeto da licitação adjudicado, a
empresa vencedora apresentou pedido de reconsideração em que alegou ter direito
adquirido à celebração do contrato. Tendo sido este pedido aceito, a autoridade
competente, antes de assinar o contrato, nele fez incluir cláusula em que impôs
ao contratado a obrigação de apresentar garantia sob a modalidade de fiança
bancária. Durante a execução do contrato, o INSS, julgando necessário construir
dez metros quadrados adicionais de calçadas, fez novamente incluir,
unilateralmente, essa alteração no contrato. Em face dessa situação, julgue os
itens abaixo.
(1) Foi correta a atitude da comissão de licitação ao
encaminhar o processo licitatório à autoridade competente, pois a esta cabe
adjudicar o objeto da licitação.
(2) Tendo sido realizada a licitação, o INSS
estaria obrigado a celebrar o contrato licitado com a empresa vencedora.
(3)
A atitude do INSS de exigir a apresentação de garantia pela empresa contratada é
lícita, ainda que esta previsão não constasse no edital.
(4) A empresa
contratada está obrigada a aceitar a alteração do contrato relativo ao aumento
do objeto do contrato.
(5) Em face da situação descrita, é correto concluir
que se trata de contrato de concessão de obra
pública.
13 - (CESPE/FISCAL INSS/98) Acerca da
obrigatoriedade e das modalidades de licitação, julgue os itens que se
seguem.
(1) A tomada de preços é modalidade de licitação em que somente
poderão participar oferecendo propostas as pessoas cadastradas no órgão ou
entidade licitante antes da publicação do edital.
(2) Ainda que não tenha
sido convidada, a empresa previamente cadastrada poderá apresentar proposta na
licitação, sob a modalidade convite.
(3) A existência de uma primeira fase de
habilitação preliminar é uma das características da concorrência pública.
(4)
Em face de situação de emergência ou de calamidade pública, a licitação é
dispensável.
(5) Caracteriza situação de inexigibilidade de licitação a
existência de fornecedor exclusivo do produto ou serviço.
14 -
(CESPE/FISCAL INSS/98) As autarquias caracterizam-se
(1) Pelo desempenho de
atividades tipicamente estatais.
(2) Por serem entidades dotadas de
personalidade jurídica de direito público.
(3) Por beneficiarem-se dos mesmos
prazos processuais aplicáveis à administração pública centralizada.
(4) Como
órgão prestadores de serviços públicos dotados de autonomia
administrativa.
(5) Por integrarem a administração pública
centralizada.
15 - (CESPE/FISCAL INSS/98) A responsabilidade civil
da administração pública, disciplinada pela Constituição Federal em seu art. 37,
§ 6º, passou por diversas etapas até chegar ao seu estágio atual de evolução. De
uma fase inicial em que o Estado não respondia pelos prejuízos causados aos
particulares, a responsabilidade civil da administração pública obedece
atualmente a regras especiais de direito público. A respeito desse tema julgue
os itens a seguir.
(1) Vigora no Brasil, como regra, a teoria do risco
integral da responsabilidade civil.
(2) Quando demandado regressivamente, o
agente causador do prejuízo responderá de forma objetiva perante a administração
pública.
(3) Em face de prejuízos causados a particulares, as empresas
privadas prestadoras de serviços públicos submetem-se às mesmas regras de
responsabilidade civil aplicáveis aos entes públicos.
(4) Será subjetiva a
responsabilidade civil do Estado por acidentes nucleares.
(5) Ainda que se
comprove erro judiciário, o Estado não estará obrigado a indenizar o condenado,
haja vista a sentença judicial não possuir natureza de ato
administrativo.
16 - (CESPE/FISCAL INSS/98) João da Silva ocupava o
cargo de procurador autárquico do INSS. Em face das profundas alterações que a
Constituição Federal tem sofrido no capítulo concernente à administração
pública, João requereu, e foi-lhe deferida, a concessão de aposentadoria
proporcional. Insatisfeito com sua nova situação de aposentado, João prestou
novo concurso para o cargo de fiscal de contribuições previdenciárias do INSS.
Considerando as regras constantes na legislação pertinente e a orientação
jurisprudencial firmada pelo STF sobre acumulação de cargos, julgue os seguintes
itens.
(1) A acumulação dos proventos do cargo de procurador com os
vencimentos do cargo de fiscal será considerada indevida.
(2) Qualquer
acumulação de cargo, emprego ou função públicos será tida como inconstitucional.
Essa impossibilidade total de acumulação de cargos na atividade estende-se à
acumulação na inatividade.
(3) Independentemente da discussão acerca da
acumulação dos cargos, João, empossado no novo cargo, terá de cumprir novo
estágio probatório, e, caso não o cumpra, será demitido.
(4) Caso João
renunciasse ao provento de aposentadoria, ainda assim seria reputada ilícita a
acumulação dos cargos de procurador e fiscal do INSS.
(5) Caso o servidor
tivesse pedido exoneração, e não a sua aposentadoria, do cargo de procurador, no
qual já havia adquirido a estabilidade, e fosse empossado no cargo de fiscal,
não teria de se submeter a novo estágio probatório.
17 -
(CESPE/PROCURADOR/INSS/98) Julgue os itens abaixo, relativos à organização e aos
privilégios da administração pública brasileira.
(1) As sociedades de
economia mista somente podem ser criadas por meio de lei específica, apesar de
tais entes serem sempre criados sob a forma de pessoa jurídica de direito
privado.
(2) Fica sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório a sentença
que julgar procedente o pedido deduzido em ação em que a fundação pública
federal figure como ré.
(3) Uma empresa pública é constituída de capital
exclusivamente público, embora esse capital possa pertencer a mais de um
ente.
(4) São processadas e julgadas na justiça federal as ações propostas
por servidores contra as empresas públicas federais com as quais mantenham
relação jurídica laboral.
(5) Os bens do INSS são impenhoráveis. Os débitos
desse ente público, definidos em sentença judicial, são pagos exclusivamente por
meio de precatórios.
18 - (CESPE/PROCURADOR/INSS/98) Julgue
os itens a seguir, com relação ao abuso do poder administrativo e à invalidação
dos atos administrativos.
(1) O ordenamento jurídico investe o cidadão de
meios para desencadear o controle externo da omissão abusiva de um administrador
público. Não há, porém, previsão legal específica que autorize um cidadão a
suscitar o controle da omissão pela própria administração.
(2) Em consonância
com as construções doutrinárias acerca do uso e do abuso do poder
administrativo, a lei considera que o gestor público age com excesso de poder
quando pratica o ato administrativo visando a fim diverso daquele previsto,
explícita ou implicitamente, na regra de competência.
(3) Para as partes
envolvidas, os efeitos da anulação de um ato administrativo retroagem à data da
prática do ato ilegal. Apesar da anulação, porém, admite-se a produção de
efeitos em relação a terceiros de boa-fé, podendo o ato anulado ensejar, por
exemplo, uma eventual reparação de danos.
(4) A ação popular e o mandado de
segurança são instrumentos processuais adequados à eventual invalidação de atos
administrativos discricionários.
(5) A revogação do ato administrativo é ato
privativo da administração pública, haja vista decorrer de motivos de
conveniência ou oportunidade. Como corolário, é correto afirmar, então, que o
Poder Judiciário jamais poderá revogar um ato administrativo.
19 -
(CESPE/FISCAL INSS/97) Julgue os itens abaixo quanto aos atos
administrativos.
(1) Caso exista norma jurídica válida, prevendo que o atraso
no recolhimento de contribuição previdenciária enseja multa de 5% calculada
sobre o valor devido, a aplicação desse dispositivo legal será definida como
atividade discricionária.
(2) Segundo a lei e a doutrina majoritária, motivo,
forma, finalidade, competência e objeto integram o ato administrativo.
(3) No
direito brasileiro, atos administrativos válidos podem ser revogados.
(4)
Mesmo que ditada pelo interesse público, a revogação de um ato administrativo
que afete a relação jurídica mantida entre o Estado e um particular pode gerar o
dever de o primeiro indenizar o segundo.
(5) Não cabe ao Judiciário indagar
do objeto visado pelo agente público ao praticar determinado ato, se verificar
que o administrador atuou nos limites de sua competência.
20 -
(CESPE/FISCAL INSS/97) Ainda acerca dos atos administrativos, julgue os
seguintes itens.
(1) Em linha de princípio, o agente público carente de
competência para a pratica de um certo ato pode substituir o agente competente
para tanto, desde que ambos pertençam ao mesmo órgão ao qual está afeto o
conteúdo do ato a ser praticado.
(2) Em razão do princípio constitucional da
legalidade, a administração pública pode, unilateralmente - isto é, sem ouvir o
particular -, editar o ato administrativo II para revogar o ato administrativo
I, que reconheceu ao administrado o preenchimento das condições para exercer um
direito subjetivo, caso constate a ilicitude do ato I.
(3) Ao Judiciário
somente é dado anular atos administrativos, não podendo revogá-los.
(4) Um
ato administrativo será válido se preencher todos os requisitos jurídicos para a
sua prática, nada importando considerações morais a respeito do seu
conteúdo.
(5) Sendo o ato administrativo legal, porém inconveniente ou
inoportuno, à administração pública é dado anulá-lo.
21 -
(CESPE/FISCAL INSS/97) Julgue os itens a seguir, relativos às licitações
(1)
Agirá licitamente o administrador público que, em atenção ao interesse público
de certeza de execução do futuro contrato administrativo, exigir dos licitantes
condições de habilitação econômica com certa margem acima do necessário ao
cumprimento das obrigações a serem contratadas.
(2) Quando optar pelo regime
de concessão ou permissão de serviços públicos, a administração estará, em
princípio, obrigada a licitar, em busca de interessados na execução desses
serviços.
(3) Tanto nas compras realizadas pela administração como nas vendas
de bens públicos, a regra é a licitação.
(4) Nas licitações, o princípio da
vinculação ao edital é válido tanto para os concorrentes quanto para a
administração.
(5) Nas licitações, é dado questionar administrativa e
judicialmente o edital, se nele houver ilicitude, apesar do princípio da
vinculação do edital.
22 - (CESPE/FISCAL INSS/97) No que tange às
licitações promovidas pelo poder público, julgue os itens seguintes.
(1) O
propósito de uma licitação é selecionar as melhores propostas para a
administração pública e não somente uma delas: por isso, o resultado da
licitação não vincula o administrador, que pode, justificadamente, recusar a
proposta mais vantajosa e eleger outra.
(2) Os atos do procedimento da
administração são públicos e acessíveis ao público, mantendo-se sigiloso apenas
o conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
(3) Embora a formalidade
seja característica do ato administrativo, a licitação pode, excepcionalmente, e
apenas em algumas etapas, prescindir deste atributo.
(4) Quando há
inviabilidade de competição, a licitação é inexigível.
(5) A licitação é
procedimento obrigatório para a administração pública direta e indireta, não
sendo necessária para a fundacional, em virtude da sua índole
privada.
23 - (CESPE/FISCAL INSS/97) Com relação aos servidores
públicos, julgue os itens que se seguem.
(1) A nacionalidade brasileira, a
idade mínima de dezesseis anos e a aptidão física e mental são alguns requisitos
básicos para investidura em cargo público.
(2) A feição hierarquizada da
administração pública impõe que o servidor cumpra as ordens superiores, mesmo
que manifestamente ilegais.
(3) O servidor público pode atuar, em repartições
públicas, como procurador ou intermediário de cônjuge, quando se tratar de
benefício previdenciário.
(4) O exercício irregular das atribuições do cargo
pode acarretar responsabilidade civil e administrativa do servidor
público.
(5) A lei impõe expressamente os seguintes deveres ao servidor
público: sigilo acerca de assuntos da repartição, conservação do patrimônio
público e lealdade à instituição. ( )
24 - (ESAF/AGU/98) A
Administração Pública, como tal prevista na Constituição Federal (art. 37) e na
legislação pertinente (Decreto-Lei no 200/67, com alterações supervenientes),
além dos órgãos estatais e de diversos tipos de entidades abrange,
também,
(a) as concessionárias de serviço público em geral
(b) as
universidades federais que são fundações públicas
(c) as organizações
sindicais
(d) os chamados serviços sociais autônomos (Senai, Senac
etc.)
(e) os partidos políticos
25 - (ESAF/AGU/98) As autarquias
e as empresas públicas, como integrantes da Administração Federal Indireta,
equiparam-se entre si pelo fato de que ambas são
(a) pessoas administrativas,
com personalidade jurídica própria
(b) pessoas administrativas, sem
personalidade jurídica própria
(c) pessoas jurídicas de direito público
interno
(d) pessoas jurídicas de direito privado
(e) pessoas ou entidades
políticas estatais
26 - (ESAF/AGU/98) A atividade da Administração
Pública que, limitando ou disciplinando direitos, interesses ou liberdades
individuais, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão do interesse
público, nos limites da lei e com observância do devido processo legal,
constitui mais propriamente o exercício do poder
(a) de domínio
(b) de
polícia
(c) disciplinar
(d) hierárquico
(e)
regulamentar
27 - (ESAF/AGU/98) Um ato administrativo estará
caracterizando desvio de poder, por faltar-lhe o elemento relativo à finalidade
de interesse público, quando quem o praticou violou o princípio básico da
(a)
economicidade
(b) eficiência
(c) impessoalidade
(d) legalidade
(e)
moralidade
28 - (ESAF/AGU/98) Quando a valoração da conveniência e
oportunidade fica ao talante da Administração, para decidir sobre a prática de
determinado ato, isto consubstancia na sua essência
(a) a sua eficácia
(b)
a sua executoriedade
(c) a sua motivação
(d) o poder vinculado
(e) o
mérito administrativo
29 - (ESAF/AGU/98) A nomeação de ministro do
Superior Tribunal de Justiça, porque a escolha está sujeita a uma lista tríplice
e aprovação pelo Senado Federal, contando assim com a participação de órgãos
independentes entre si, configura a hipótese específica de um ato
administrativo
(a) complexo
(b) composto
(c) bilateral
(d)
discricionário
(e) multilateral
30 - (ESAF/AGU/98) O ato
administrativo, a que falte um dos elementos essenciais de validade,
(a) é
considerado inexistente, independente de qualquer decisão administrativa ou
judicial
(b) goza da presunção de legalidade, até decisão em contrário
(c)
deve por isso ser revogado pela própria Administração
(d) só pode ser anulado
por decisão judicial
(e) não pode ser anulado pela própria
Administração
31 - (ESAF/AGU/98) O que, essencial e
fundamentalmente, mais caracteriza um contrato administrativo, diferenciando-o
dos demais e subordinando-o às regras específicas de direito público, é
(a)
ter como parte contratante uma entidade da Administração Pública
(b) ter como
parte contratante uma pessoa jurídica de direito público interno e presente o
interesse público no seu objeto
(c) ter o interesse público presente no seu
objeto, ainda que uma das partes não seja órgão ou entidade da Administração
Pública
(d) o fato de acarretar despesa à conta de recursos públicos
(e) o
fato de versar seu objeto uma determinada prestação de serviço
público
32 - (ESAF/AGU/98) A locação de imóvel, para nele funcionar
determinado serviço público, será uma modalidade de contratação que (em
que)
(a) depende de prévia licitação, em qualquer caso
(b) prescinde de
licitação, em qualquer caso
(c) pode ser dispensada a licitação, nos casos
previstos na lei
(d) é inexigível a licitação, nos casos previstos na
lei
(e) é discricionariamente dispensável ou inexigível a
licitação
33 - O regime jurídico dos contratos administrativos,
inclusive no que confere à Administração as prerrogativas de modificá-los,
rescindi-los e outras compreendidas nas chamadas cláusulas derrogativas ou
excepcionais do direito privado,
(a) não se aplica aos de seguro, em que a
União for parte
(b) não se aplica aos de locação, em que a União for
locatária
(c) não se aplica àqueles em que a União for parte como usuária de
serviço público
(d) aplica-se àqueles em que a União for parte como usuária
de serviço público, no que couber
(e) aplica-se aos de locação, mas somente
quando a União for locadora
34 - (ESAF/AGU/98) Existem certos bens
públicos que, a depender de determinadas circunstâncias especiais, tanto podem
ser da União ou do Estado de sua localização, como é o caso
(a) das ilhas
oceânicas
(b) dos terrenos de marinha
(c) das praias marítimas
(d) do
mar territorial
(e) dos recursos minerais
35 - (ESAF/AGU/98) A
Servidão Administrativa equipara-se à desapropriação no sentido de que
(a) é
de execução indelegável
(b) é passível de retrocessão
(c) depende
necessariamente de prévio ato declaratório
(d) depende necessariamente de
prévia indenização
(e) intervém na propriedade privada
36 -
(ESAF/AGU/98) Se o Tribunal de Contas da União, no exercício da sua função de
controle externo da atividade financeira do Estado, verificar alguma
ilegalidade, em órgão ou entidade do Poder Executivo, poderá fixar prazo para as
providências necessárias ao exato cumprimento da lei mas, se não for atendido,
poderá de imediato sustar a execução do respectivo ato,
(a) mesmo no caso de
contrato
(b) exceto no caso de contrato, cuja sustação compete à Câmara dos
Deputados
(c) exceto no caso de contrato, cuja sustação compete ao Senado
Federal
(d) exceto no caso de contrato, cuja sustação compete ao Congresso
Nacional
(e) exceto no caso de contrato cuja sustação compete ao Presidente
da República
37 - (ESAF/AGU/98) A responsabilidade civil do Estado,
pelos danos causados por seus agentes a terceiros, é hoje tida por ser
(a)
subjetiva passível de regresso
(b) objetiva insusceptível de regresso
(c)
objetiva passível de regresso
(d) subjetiva insusceptível de regresso
(e)
dependente de culpa do agente
38 - (ESAF/AGU/98) O servidor público
federal, subordinado ao Regime Jurídico Único da Lei no 8.112/90, que ainda
esteja em estágio probatório, não poderá
(a) afastar-se para fazer curso de
formação necessário a assumir outro cargo
(b) afastar-se para missão oficial
no exterior
(c) exercer cargo comissionado
(d) ter licença para atividade
política
(e) ter licença para mandato classista
39 -
(ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) A influência do Direito Administrativo francês
no Direito Administrativo brasileiro é notável. Entre os institutos oriundos do
direito francês abaixo, assinale aquele que não foi introduzido no sistema
brasileiro.
(a) Regime jurídico de natureza legal para os servidores dos
entes de direito público.
(b) Teoria da responsabilidade objetiva do Poder
Público.
(c) Natureza judicante da decisão do contencioso
administrativo.
(d) Cláusulas exorbitantes nos contratos
administrativos.
(e) Inserção da moralidade como princípio da Administração
Pública.
40 - (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) A Administração
Pública, em sentido objetivo, no exercício da função administrativa, engloba as
seguintes atividades, exceto:
(a) polícia administrativa
(b) serviço
público
(c) elaboração legislativa, com caráter inovador
(d) fomento a
atividades privadas de interesse público
(e) intervenção no domínio
público
41 - (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) Pela teoria do
órgão, entende-se que a vontade da pessoa jurídica manifesta-se por meio dos
agentes que compõem os órgãos de sua estrutura. Por esta teoria, a vinculação da
vontade órgão e agente se dá mediante:
(a) representação
(b)
usurpação
(c) mandato
(d) delegação
(e) imputação
42 -
(ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) Com relação à competência administrativa, não
é correto afirmar:
(a) é inderrogável, pela vontade da Administração
(b)
pode ser distribuída por critérios territoriais e hierárquicos
(c) decorre
necessariamente de lei
(d) pode ser objeto de delegação e/ou avocação, desde
que não exclusiva
(e) pode ser alterada por acordo entre a Administração e os
administrados interessados
43 - (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99)
São órgãos da Administração Pública, sem personalidade jurídica, exceto:
(a)
Departamento de Polícia Federal
(b) Estado Maior das Forças Armadas
(c)
Imprensa Nacional
(d) Escola Nacional de Administração Pública
(e)
Conselho Monetário Nacional
44 - (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99)
Quanto às fundações instituídas pelo Poder Público, com personalidade jurídica
de direito público, pode-se afirmar, exceto:
(a) o regime jurídico de seu
pessoal pode ser o estatutário
(b) os atos de seus dirigentes não são
suscetíveis de controle pelo Ministério Público
(c) têm as mesmas
características das entidades autárquicas
(d) podem expressar poder de
polícia administrativa
(e) o seu patrimônio é impenhorável
45 -
(ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) O decreto, com função normativa, não tem o
seguinte atributo:
(a) novidade
(b) privativo do Chefe do Poder
Executivo
(c) generalidade
(d) abstração
(e)
obrigatoriedade
46 - (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) Assinale a
letra que contenha a ordem que expresse a correlação correta.
1 - ato
vinculado
2 - ato discricionário
( ) aposentadoria compulsória por
implemento de idade
( ) gradação de penalidade em processo
administrativo
( ) revogação de processo licitatório
( ) exoneração de
servidor em estágio probatório
( ) concessão de alvará para atividade
comercial
(a) 2/1/1/2/2
(b) 1/2/2/1/1
(c) 2/2/2/1/1
(d)
1/2/1/2/1
(e) 1/1/2/2/2
47 - (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99)
Quando a autoridade remove servidor para localidade remota, com o intuito de
puni-lo,
(a) incorre em desvio de poder
(b) pratica ato disciplinar
(c)
age dentro de suas atribuições
(d) não está obrigada a instaurar processo
administrativo
(e) utiliza-se do poder hierárquico
48 -
(ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) Quanto à extinção do ato administrativo, é
correto afirmar:
(a) é factível a convalidação de todo ato
administrativo
(b) os efeitos da revogação retroagem à data inicial de
validade do ato revogado
(c) a caducidade do ato ocorre por razões de
ilegalidade
(d) a anulação pode-se dar por ato administrativo ou
judicial
(e) oportunidade e conveniência justificam a cassação do ato
administrativo
49 - (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) Não é
característica do contrato administrativo:
(a) natureza de contrato de
adesão
(b) finalidade pública
(c) liberdade de forma
(d) presença de
cláusulas exorbitantes
(e) mutabilidade
50 - (ESAF/ASSISTENTE
JURÍDICO/AGU/99) As terras devolutas pertencem
(a) exclusivamente à
União
(b) exclusivamente aos Estados
(c) exclusivamente aos
Municípios
(d) à União e aos Estados, conforme sua localização
(e) à
União, aos Estados e aos Municípios, conforme sua localização
51 -
(ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) Nos contratos administrativos, o cumprimento
dos encargos fiscais, previdenciários e trabalhistas é de
responsabilidade
(a) exclusiva do contratado
(b) da Administração Pública
e do contratado
(c) da Administração Pública, quando não satisfeito pelo
contratado
(d) do contratado, quando não satisfeito pela Administração
Pública
(e) exclusiva da Administração Pública
52 -
(ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) São hipóteses de dispensa de licitação,
exceto:
(a) contratação de serviço técnico de profissional de notória
especialização
(b) casos de calamidade pública
(c) contratação de
remanescente de obra, desde que observadas a ordem de classificação e as
condições do licitante vencedor
(d) locação de imóvel para atender às
finalidades da Administração
(e) contratação de instituição brasileira da
área da pesquisa científica, sem fins lucrativos
53 -
(ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) A atividade negativa que sempre impõe uma
abstenção ao administrado, constituindo-se em obrigação de não fazer,
caracteriza o poder
(a) discricionário
(b) disciplinar
(c)
normativo
(d) de polícia
(e) hierárquico
54 -
(ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) Os bens dominicais do Estado podem ser
alienados mediante os seguintes institutos, exceto:
(a) retrocessão
(b)
usucapião
(c) dação em pagamento
(d) permuta
(e) doação
55
- (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) Relativamente ao processo de
desapropriação,
(a) a contestação pode suscitar questões referentes ao
domínio
(b) os ônus reais podem ser objeto de discussão
(c) o pagamento da
indenização a terceiro é motivo de nulidade
(d) prevalece a avaliação
administrativa
(e) na contestação só podem ser discutidos o preço e vícios
processuais
56 - (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) São pressupostos
do mandado de segurança, exceto:
(a) lesão ou ameaça de lesão
(b) dano ao
patrimônio público
(c) ilegalidade ou abuso de poder
(d) ato de
autoridade
(e) direito líquido e certo não amparado por habeas-corpus ou
habeas-data
57 - (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) Quanto ao
instituto da disponibilidade não é correto afirmar:
(a) só se aplica ao
servidor estável
(b) o aproveitamento do servidor em disponibilidade pode-se
dar em qualquer outro cargo público
(c) a remuneração do servidor em
disponibilidade é proporcional ao tempo de serviço
(d) o tempo de
disponibilidade não é computado para fins de aposentadoria
(e) a
desnecessidade do cargo pode ser revertida, com a volta à atividade do servidor
em disponibilidade
58 - (ESAF/ASSISTENTE JURÍDICO/AGU/99) No âmbito
do processo administrativo, o princípio que autoriza a instituição do processo
por iniciativa da Administração, sem necessidade de provocação, denomina-se
princípio
(a) da gratuidade
(b) do contraditório
(c) da
oficialidade
(d) da legalidade
(e) da observância à forma
59
- (ESAF/AFC/97) A exigência constitucional de provimento por concurso público
dos cargos efetivos tem seu fundamento doutrinário básico na princípio da
(a)
publicidade
(b) finalidade
(c) legalidade
(d) razoabilidade
(e)
isonomia
60 - (ESAF/AFC/97) No âmbito do regime
jurídico-administrativo é falso afirmar:
(a) é lícito à Administração
constituir os privados em obrigações por meio de ato unilateral
(b) pela
faculdade da autotutela, pode a Administração revogar os seus próprios atos
válidos, por manifestação unilateral
(c) o princípio da indisponibilidade do
interesse público é excepcionalizado na esfera das pessoas exclusivamente
administrativas
(d) o princípio da obrigatoriedade do desempenho da atividade
pública importa no princípio da continuidade do serviço público
(e) a
exigibilidade do ato administrativo decorre, também, da posição de supremacia da
Administração na relação com os particulares
61 - (CESPE/PROCURADOR
AUTÁRQUICO/INSS/98) Julgue os itens abaixo, relativos à organização e aos
privilégios da administração pública brasileira.
(1) As sociedades de
economia mista somente podem ser criadas por meio de lei específica, apesar de
tais entes serem sempre criados sob a forma de pessoa jurídica de direito
privado.
(2) Fica sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório a sentença
que julgar procedente o pedido deduzido em ação em que a fundação pública
federal figure como ré.
(3) Uma empresa pública é constituída de capital
exclusivamente público, embora esse capital possa pertencer a mais de um
ente.
(4) São processadas e julgadas na justiça federal as ações propostas
por servidores contra as empresas públicas federais com as quais mantenham
relação jurídica laboral.
(5) Os bens do INSS são impenhoráveis. Os débitos
desse ente público, definidos em sentença judicial, são pagos exclusivamente por
meio de precatórios.
62 - (CESPE/PROCURADOR AUTÁRQUICO/INSS/98)
Julgue os itens a seguir, com relação ao abuso do poder administrativo e à
invalidação dos atos administrativos.
(1) O ordenamento jurídico investe o
cidadão de meios para desencadear o controle externo da omissão abusiva de um
administrador público. Não há, porém, previsão legal específica que autorize um
cidadão a suscitar o controle da omissão pela própria administração.
(2) Em
consonância com as construções doutrinárias acerca do uso e do abuso do poder
administrativo, a lei considera que o gestor público age com excesso de poder
quando pratica o ato administrativo visando a fim diverso daquele previsto,
explícita ou implicitamente, na regra de competência.
(3) Para as partes
envolvidas, os efeitos da anulação de um ato administrativo retroagem à data da
prática do ato ilegal. Apesar da anulação, porém, admite-se a produção de
efeitos em relação a terceiros de boa-fé, podendo o ato anulado ensejar, por
exemplo, uma eventual reparação de danos.
(4) A ação popular e o mandado de
segurança são instrumentos processuais adequados à eventual invalidação de atos
administrativos discricionários.
(5) A revogação do ato administrativo é ato
privativo da administração pública, haja vista decorrer de motivos de
conveniência ou oportunidade. Como corolário, é correto afirmar, então, que o
Poder Judiciário jamais poderá revogar um ato administrativo.
63 -
(CESPE/PROCURADOR AUTÁRQUICO/INSS/98) Julgue os itens seguintes, acerca de
dispensa, inexigibilidade e modalidades de licitação.
(1) Obras, compras e
serviços podem ser contratados pela administração pública sob diferentes
modalidades de licitação: concorrência, tomada de preços ou convite. Quando
porém, em face do valor estimado da contratação, o objeto licitado for
enquadrável em uma dessas modalidades, a administração não poderá realizar a
licitação por meio de qualquer uma das outras.
(2) Caso as circunstâncias o
justifiquem, o administrador público poderá dispensar a realização de licitação,
qualquer que seja o valor da contratação, quando não se apresentarem
interessados na licitação anterior.
(3) Se o contratado não concluir a obra
licitada, ocasionando a rescisão do contrato, será inexigível a realização de
licitação para contratação do remanescente da respectiva obra.
(4) É licita a
combinação de diferentes modalidades de licitação, desde que o objeto licitado
seja adequadamente dividido e, conseqüentemente, sejam observados os limites de
valor de cada modalidade.
(5) As modalidades de licitação são previstas em
lei de forma taxativa, de maneira que o administrador não pode, em hipótese
alguma, criar uma nova forma de licitação pública.
64 -
(CESPE/PROCURADOR AUTÁRQUICO/INSS/98) Julgue os itens que se seguem, relativos
ao procedimento e às fases da licitação.
(1) O licitante decairá do direito
de impugnar os termos do edital se não propuser a respectiva ação judicial até o
segundo dia útil que anteceder à abertura dos envelopes de habilitação.
Consumada a decadência, o licitante só poderá questionar em juízo
irregularidades eventualmente havidas em fases posteriores à publicação do
edital.
(2) Para a habilitação nas licitações, é licito exigirem-se dos
interessados, exclusivamente, documentação relativa à habilitação jurídica,
qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade
fiscal.
(3) A lei admite que a administração desclassifique concorrentes por
motivo relacionado à habilitação, mesmo após a abertura das propostas dos
licitantes, mas somente em razão de fatos supervenientes ou só conhecidos após o
julgamento.
(4) A administração pública pode, discricionariamente, deliberar
que a escolha da proposta vencedora para a construção de um edifício seja feita
pelo critério melhor preço, melhor técnica ou técnica e preço.
(5) A par de
implementar os princípios da isonomia e da moralidade administrativa, o
instituto da licitação objetiva viabilizar ao gestor alcançar o melhor contrato
possível para a administração pública. Assim, em uma concorrência do tipo menor
preço, estando definida a habilitação e a qualificação do interessados, à
administração é indiferente o fato de a melhor proposta apresentar preços
meramente simbólicos. À administração pública não cabe gerir os interesses de
particulares.
65 - (CESPE/PROCURADOR AUTÁRQUICO/INSS/98) - Julgue
os seguintes itens, acerca do poder de polícia administrativa.
(1) Em
decorrência do poder de polícia de que é investida, a administração pública pode
condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos
individuais, independentemente de prévia autorização judicial.
(2) O
acatamento do ato de polícia administrativa é obrigatório ao seu destinatário.
Para fazer valer o seu ato, a administração pode até mesmo empregar força
pública em face da resistência do administrado, sem que, para isso, dependa de
qualquer autorização judicial.
(3) As sanções decorrentes do exercício do
poder de polícia administrativa - por exemplo, a interdição de atividade, o
fechamento de estabelecimento, a demolição de construção, a destruição de
objetos e a proibição de fabricação de determinados produtos- só podem ser
aplicadas após regular processo judicial, haja vista a dimensão da restrição de
direitos individuais implementada.
(4) A proporcionalidade entre a restrição
imposta pela administração e o benefício social que se tem em vista, bem como a
correspondência entre a infração cometida e a sanção aplicada, podem ser
questionadas em juízo, mas deverão ser esgotadas previamente as vias recursais
administrativas, sob pena de o Poder Judiciário proclamar a falta de interesse
de agir do administrativo.
(5) Considerando a natureza e os efeitos da
atuação da polícia administrativa, os atos administrativos praticados nessa
esfera são estritamente vinculados.
66 - (CESPE/PROCURADOR
AUTÁRQUICO/INSS/98) - Julgue os itens abaixo, relativos aos direitos e às
vantagens atribuídos aos servidores públicos federais.
(1) O servidor de uma
fundação pública federal fará jus a três meses de licença, a título de prêmio
por assiduidade, após cada qüinqüênio ininterrupto de efetivo exercício no
cargo.
(2) Na hipótese de substituição de servidor investido em cargo de
direção, o substituto só fará jus à retribuição pelo exercício do referido cargo
por período que exceder a trinta dias de afastamento do titular.
(3) O
servidor investido em cargo efetivo e designado para o desempenho de função de
chefia não terá direito à incorporação, na sua remuneração, de qualquer
proporção da respectiva gratificação.
(4) É facultado ao servidor converter
um terço do período de férias em abono pecuniário, desde que o requeira com,
pelo menos, sessenta dias de antecedência.
(5) Não é admissível que o
servidor ocupante de cargo efetivo de um órgão público seja transferido para
cargo do quadro de pessoal de outro órgão, ainda que ambos os órgãos integram a
estrutura do mesmo poder.
67 - (CESPE/PROCURADOR
AUTÁRQUICO/INSS/98) - Julgue os itens a seguir, acerca da seguridade social do
servidor público federal.
(1) O servidor que contar tempo de serviço para
aposentadoria com provento integral será aposentado com a remuneração do padrão
da classe imediatamente superior àquela em que se encontra posicionado.
(2) A
servidora que adotar uma criança terá direito a licença remunerada, cuja duração
(trinta ou noventa dias) variará conforme o adotado tenha mais ou menos de um
ano de idade.
(3) O servidor acidentado no percurso da residência para o
trabalho será licenciado para tratamento, sempre com remuneração
integral.
(4) O companheiro de servidora falecida é beneficiário de pensão
vitalícia, mas perderá essa qualidade, extinguindo-se o benefício, se vier a
contrair núpcias.
(5) É imprescritível o direito ao benefício de pensão por
morte de servidor. Todavia, prescrevem em cinco anos as respectivas
prestações.
68 - (CESPE/PROCURADOR AUTÁRQUICO/INSS/98) - Julgue os
itens seguintes, a respeito da administração pública.
(1) É inconstitucional
a lei que fixe a idade mínima para a acesso a determinados cargos públicos em
patamar superior a dezoito anos.
(2) À administração pública é vedada a
realização de novo concurso público para provimento de cargos se, no prazo de
validade do certame anterior, ainda houver candidatos aprovados mas
não-nomeados.
(3) Considerando que as empresas públicas e as sociedades de
economia mista sujeitam-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas,
tais entes não estão obrigados a contratar obras, compras e serviços mediante
licitação pública.
(4) Os atos de improbidade administrativa podem ensejar,
entre outras conseqüências, a cassação dos direitos políticos do servidor
reconhecido como responsável pela prática do ato viciado.
(5) O ordenamento
jurídico não veda que um empregado de uma sociedade de economia mista seja,
concomitantemente, empregado de uma sociedade comercial.
69 -
(ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98) - Aplicam-se às fundações públicas, de natureza
autárquica, as seguintes prerrogativas, exceto
a) impenhorabilidade de seu
patrimônio
b) privilégios de natureza processual, típicos da Fazenda
Pública
c) natureza administrativa de seus contratos
d) regime jurídico
estatutário de seus servidores
e) autonomia para legislar, inclusive mediante
regras com novidade jurídica
70 - (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98) - Em
razão do exercício regular do poder de polícia, a Administração pode
a)
desapropriar terras improdutivas
b) exigir pagamento pela concessão de alvará
para funcionamento de casa comercial
c) cobrar emolumentos pela expedição de
certidão
d) afastar servidor que possa influir na apuração dos fatos no
processo administrativo
e) ordenar a prisão de servidor em flagrante delito
de desacato
71 - (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98) - A permissão para uso de boxe
no mercado municipal classifica-se como ato administrativo
a)
ordinatório
b) negocial estável
c) negocial precário
d) negocial
bilateral
e) enunciativo
72 - (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98) - O
ato administrativo pelo qual a Administração extingue o ato válido, por motivos
de conveniência e oportunidade, denomina-se
a) convalidação
b)
invalidação
c) revogação
d) anulação
e) notificação
73 -
(ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98) - São consideradas cláusulas exorbitantes nos
contratos administrativos, exceto:
a) possibilidade da retomada do objeto
pela Administração
b) aplicação unilateral de penalidades ao contratado
c)
atividade permanente de fiscalização na execução contratual
d) rescisão
unilateral do contrato pela Administração
e) plena aplicabilidade da
cláusulaexceptio non adimpleti contractus
74 - (ESAF/AUDITOR
FORTALEZA/98) - Os prazos de prescrição para ilícitos praticados por servidor,
que cause prejuízos ao erário, devem ser estabelecidos em lei, ressalvadas(dos)
as(os)
a) ações de ressarcimento
b) ações penais
c) ações civis
públicas
d) ações populares
e) processos disciplinares
75 -
(ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98) - As decisões dos Tribunais de Contas, de que
resulte a imputação de débito ou multa,
a) podem ser executadas
coercitivamente pelo próprio Tribunal
b) para serem executadas judicialmente,
precisam ser inscritas em dívida ativa
c) tornam automaticamente
indisponíveis os bens do responsável, enquanto não pago o débito
d) não estão
sujeitas a recurso perante o Tribunal
e) têm eficácia de título
executivo
76 - (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98) - A respeito dos
orçamentos, assinale a opção em que se descreve ação não vedada.
a) A
vinculação de receita de impostos a órgão público.
b) A concessão de créditos
ilimitados.
c) A abertura de crédito suplementar sem prévia autorização
legislativa.
d) A vinculação de receita de impostos para a prestação de
garantias às operações de crédito por antecipação de receita.
e) A
instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização
legislativa.
77 - (ESAF/COMEX/98) - O ato administrativo que não
está apto para produzir os seus efeitos jurídicos, porque não completou todas as
etapas necessárias para a sua formação, denomina-se
a) ato pendente
b) ato
inválido
c) ato composto
d) ato imperfeito
ato
consumado
78 - (ESAF/COMEX/98) - Tratando-se de Administração
Pública, assinale a afirmativa falsa.
a) A autarquia pode exercer poder de
polícia administrativa.
b) A criação de empresa pública depende de lei
autorizativa, mas sua personalidade advém do registro competente.
c) O órgão
público decorre do fenômeno da descentralização.
d) As fundações públicas
devem ter por objeto atividades de natureza social ou científica.
Os bens das
autarquias não estão sujeitos a penhora.
79 - (ESAF/COMEX/98) -
Quanto à estabilidade no serviço público, é falso afirmar:
a) a estabilidade
decorre, automaticamente, de nomeação em virtude de concurso público e do
transcurso de três anos de efetivo exercício
b) a perda do cargo do servidor
estável por desempenho insuficiente deve ser precedida de ampla defesa e do
contraditório
c) o servidor estável colocado em disponibilidade perceberá
remuneração proporcional ao seu tempo de serviço
d) o servidor estável
dispensado por excesso de quadro fará jus a indenização
o instituto da
estabilidade tem características diferentes em razão da natureza das atribuições
do cargo efetivo
80 - (ESAF/COMEX/98) - São hipóteses de dispensa
de licitação, exceto:
a) contratação de remanescente de obra, serviço ou
fornecimento, atendida a ordem de classificação e aceitas as condições do
licitante vencedor
b) locação de imóvel para a instalação de órgão
público
c) casos de emergência, diante de situação urgente que ocasione
riscos de prejuízos ou à segurança de pessoas, obras ou bens
d) contratação
de instituição científica brasileira, incumbida estatutariamente de atividades
de pesquisa, sem fins lucrativos e com inquestionável reputação
ético-profissional
contratação de serviços técnicos especializados, prestados
por profissionais ou empresas de notória especialização
81 -
(ESAF/COMEX/98) - São interesses da comunidade protegidos por meio de ação
popular, no controle da Administração Pública, exceto:
a) patrimônio
público
b) meio ambiente
c) patrimônio histórico e cultural
d) direitos
do consumidor
e) moralidade administrativa
82 - (ESAF/FISCAL
TRABALHO/98) - O contexto de Administração Pública, que a Constituição Federal
subordina à observância dos princípios fundamentais de legalidade,
impessoalidade, moralidade e publicidade (é)
a) abrange órgãos e entidades
dos Três Poderes das áreas federal, estadual, distrital e municipal
b)
abrange só os órgãos públicos da estrutura da União, dos Estados e dos
Municípios
c) restrito ao âmbito federal
d) restrito aos Poderes
Executivos federal, estadual e municipal
e) restrito ao Poder Executivo
Federal
83 - (ESAF/FISCAL TRABALHO/98) - Aos servidores públicos
federais, subordinados ao Regime Jurídico Único da Lei nº 8.112/90, é
expressamente proibido ser
a) cotista de sociedade comercial
b) acionista
de sociedade comercial
c) filiado a partido político
d) empregado de país
estrangeiro
dirigente de entidade sindical
84 - (ESAF/FISCAL
TRABALHO/98) - O servidor público civil federal, regido pelo Regime Jurídico
Único da Lei nº 8.112/90, responde civil, penal e administrativamente, pelo
exercício irregular das suas atribuições, sendo certo que
a) as sanções daí
decorrentes são interdependentes e inacumuláveis entre si
b) no caso de dano
causado a terceiros, ele não responde regressivamente
c) a responsabilidade
administrativa fica afastada, se houver absolvição criminal, por negativa do
fato
d) a responsabilidade administrativa não se afasta, mesmo se houver
absolvição por negativa de autoria
e) no caso de dano ao erário, a obrigação
de reparar extingue-se com a sua morte e não se transmite a
herdeiros
85 - (ESAF/FISCAL TRABALHO/98) - O processo
administrativo disciplinar, como tal previsto na Lei nº 8.112/90, para o
servidor regido pelo Regime Jurídico Único, é
a) necessário para penalidade
de suspensão por 30 dias
b) necessário para a penalidade de destituição de
cargo em comissão
c) dispensável para a penalidade de suspensão em
geral
d) dispensável para a penalidade de destituição de cargo em
comissão
e) dispensável para a penalidade de cassação da
aposentadoria
86 - (ESAF/FISCAL TRABALHO/98) - Entre os casos
puníveis com a penalidade de demissão do servidor público federal, regido pelo
Regime Jurídico Único da Lei nº 8.112/90, não se inclui o de
a) abandono do
cargo
b) inassiduidade habitual
c) improbidade administrativa
d)
insubordinação grave em serviço
e) coagir subordinando a filiar-se a
organização sindical ou a partido político
87 - (CESPE/BACEN/97):
Considerando os preceitos do texto constitucional vigente e a jurisprudência
correspondente do STF, julgue os itens seguintes.
(1) O principio da
razoabilidade tem assento constitucional na clausula do devido processo legal,
entendida como garantia material.
(2) Não é admissível, por ato
administrativo, restringir, em razão da idade, inscrição em concurso público.
Todavia, pode a lei, de forma razoável, fixar limite de idade para ingresso em
função, empregos e cargos públicos.
(3) O legitimo exercício do direito de
greve no serviço publico não depende do avento da lei complementar, pois, na
ausência de lei especifica, podem ser utilizados analogicamente os princípios
jurídicos da legislação que rege a greve de não-servidores.
(4) A
responsabilidade civil do Estado, responsabilidade objetiva, com base no risco
administrativo, admite pesquisa em torno da culpa do particular, para o fim de
abrandar ou mesmo excluir a responsabilidade estatal.
(5) Embora o BACEN se
já um autarquia de direito publico, desempenhando parcela do poder de policia da
União no setor financeiro, não e inconstitucional a regra da Lei n.º 8.112/90,
que excluiu os servidores do BACEN do regime jurídico único implantado no
aludido diploma legal.
88 - (CESPE/BACEN/97) - Em relação aos atos
administrativos, julgue os itens seguintes.
(1) A auto-executoriedade é o
atributo pelo qual os atos administrativos impõem-se a terceiros,
independentemente de sua concordância.
(2) A revogação do ato administrativo
pode ser realizada, expecionalmente, pelo Estado-Juiz, tendo em vista o
acolhimento, no ordenamento jurídico pátrio, da teoria do motivos
determinantes.
(3) Considerando a classificação dos atos administrativos,
quanto ao aspecto de sua formação, em simples, complexo ou compostos, segundo o
Prof. Hely Lopes Meirellles , é correto afirmar que a nomeação do Presidente do
BACEN caracteriza um exemplo de ato complexo.
(4) A decretação de nulidade do
ato administrativo produz efeitos ex tunc .
(5) Os atos da gestão são os
praticados pela administração com todas as prerrogativas e privilégios de
autoridade e impostos unilateral e coercitivamente ao particular,
independentemente de autorização judicial, sendo regido por um direito especial,
exorbitante do direito comum.
89 - (CESPE/BACEN/97) - Julgue os
itens seguintes, acerca dos poderes da administração.
(1) O poder disciplinar
abrange as sanções impostas a particulares, tais como : multa, interdição de
atividade, fechamento de estabelecimento e destruição de objetos.
(2) São
atributos do poder de policia : a discricionariedade, a auto-executoriedade e a
coercibilidade.
(3) Para a validade da pena, a motivação da punição
disciplinar é sempre imprescindível.
(4) Prevalece na doutrina nacional o
entendimento de que, após o texto constitucional vigente, não há mais que se
falar na possibilidade de expedição de decretos autônomos, pois o poder
regulamentar supõe a existência de uma lei a ser regulamentada.
(5) Do
exercício do poder hierárquico decorrem as faculdades de fiscalizar, rever ,
delegar, dar ordens e avocar . São características da fiscalização hierárquica :
a permanência e a automaticidade.
90 - (CESPE/BACEN/97) - Julgue os
itens seguintes, a respeito do controle jurisdicional dos atos
administrativos.
(1) Alem dos controles administrativos e legislativo , a
administração publica sujeita-se ao controle jurisdicional, que consiste no
exame da legalidade dos atos e das atividades administrativas dos Poderes
Executivos, Legislativo e Judiciário por órgão dotado do poder de solucionar ,
em caráter definitivo, os conflitos de direitos que lhe são submetidos . Tal
controle é, portanto, externo , provocado e direito.
(2) A doutrina costuma
distinguir , em síntese, três sistemas de controle jurisdicional : o sistema de
administração-juiz, o sistema de jurisdição única e o sistema de jurisdição
dual. Todavia, nos tempos atuais, somente vigoram os dois últimos. O sistema de
jurisdição única teve sua origem na Inglaterra e foi adotado pelo ordenamento
jurídico pátrio. O sistema de jurisdição dual, também chamado de sistema de
contencioso administrativo, nasceu na Franca e é hoje e acolhido na Itália, na
Alemanha e no Uruguai, entre outros países.
(3) Considere-se que certo
cidadão ajuizou ação popular contra o BACEN , seus dirigentes e a instituição
bancaria Y , sob o argumento de que determinada medida administrativa praticada
beneficiou a aludida pessoa jurídica de direito privado, de forma ilegal e
lesiva ao patrimônio publico, e que, após as devidas citações , o autor popular
abandonou o feito ; alem disso, publicado os editais necessário, nenhum outro
cidadão manifestou interesse no prosseguimento da ação. Diante de tais
circunstancias , o Ministério Publico Federal não poderá promover o
prosseguimento da demanda, pois a ação popular e instrumento de controle
jurisdicional privativo do cidadão.
(4) O ajuizamento de ação civil publica
pelo Ministério Publico Federal pressupõe, necessariamente, a instauração e a
conclusão do respectivo inquérito civil.
(5) O mandato de injunção é ação
civil constitucional de natureza mandamento, impetrável apenas por cidadãos que
tiverem inviabilizado o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e
das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania, e à cidadania, por
falta de norma reguladora de sua fruição .
91 - (CESPE/BACEN/97) -
Na organização administrativa brasileira,
(1) O Estatuto da Reforma
Administrativa classificou a administração federal em direta e indireta,
constituindo-se a primeira dos serviços integrados na estrutura administrativa
da Presidência da Republica , dos ministérios e das autarquias. A administração
indireta é a constituída pelos serviços atribuídos a pessoas jurídicas diversas
da União, com personalidade de direito privado (empresas publicas e sociedades
de economia mista), vinculadas a um ministério, mas administrativa e
financeiramente autônomas.
(2) Os empregados da Caixa Econômica Federal
admitidos antes de 4/10/83, sem concurso publico, devem usufruir da estabilidade
contida no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (CF/88), por
contarem , em 5/10/88 com mais de cincos anos de serviço publico.
(3) Os
municípios são entidades estaduais integrantes da Federação brasileira. Dessa
posição singular é que resulta a sua autonomia político-administrativa ,
assegurada na Constituição da Republica, para todos os assuntos de seu interesse
local.
(4) O patrimônio , a renda e os serviços das autarquias estão sempre
protegidos pela imunidade tributaria, prevista no texto constitucional vigente.
As sociedades de economia mista e as empresas sujeitam-se ao regime jurídico
próprio da empresas privadas, inclusive quanto as obrigações trabalhistas e
tributarias.
(5) As empresas publicas podem adotar qualquer forma societária,
entre as admitidas em direito, enquanto as sociedades de economia mista terão,
obrigatoriamente, a forma de sociedade anônima.
92 -
(CESPE/BACEN/97) - Considerando os dispositivos da Lei de Licitações (Lei N.º
8.666/93) em suas alterações, julgue os itens a seguir.
(1) Em uma licitação
de menor preço, é possível ao BACEN, após ultrapassar a fase de habilitação ,
adjudicar o objeto da licitação à empresa classificada em segundo lugar, sob o
argumento de desclassificação superveniente do licitante que ofereceu o menor
preço, por motivo relacionado com a respectiva qualificação econômico-financeira
.
(2) Se, em uma licitação realizada pelo BACEN, a empresa X é
desclassificada na fase de habilitação , por motivo relacionado com a respectiva
classificação técnica, o recurso administrativo interposto tem efeito suspensivo
e pode ser impugnado pelos demais licitantes .
(3) Ocorrendo o que a doutrina
chama de licitação deserta e persistindo o interesse da sua administração em
contratar, o BACEN , obrigatoriamente, devera promover nova licitação,
corrigindo os defeitos do primeiro procedimento.
(4) É inexigível a licitação
para compra ou locação de imóvel destinado ao serviço publico, cuja necessidade
de instalação e localização condicione a sua escolha. O preço, entretanto,
devera compatível com valor do mercado, segundo avaliação previa a ser
feita.
(5) Para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, é
dispensável a licitação, desde que o mesmo seja artista já consagrado pela
critica especializada ou pela opinião publica.
93 -
(CESPE/BACEN/97) - Tendo em vista os preceitos constitucionais e legais vigentes
e a jurisprudência correspondente dos tribunais superiores, julgue os itens
abaixo :
(1) Ao apreciar o requerimento de um servidor que solicito sua
aposentadoria voluntária por Ter completado trinta e cinco anos de serviço, a
administração do BACEN, pratica um ato vinculado.
(2) Se o BACEN exonera um
servidor comissionado, alegando como motivo da dispensa, no ato respectivo, que
o mesmo praticou ilícito administrativo grave, pode o poder judiciário examinar,
se provocado, o referido ato. Caso, entretanto, o Estado-Juiz considerado
inexistente o motivo alegado e proclame a nulidade do ato impugnado, os efeitos
da decisão judicial correspondente serão limitados à retificação de dados na
ficha funcional do aludido servido, considerado o caráter discricionário do
provimento dos cargos em comissão.
(3) Se determinado procedimento
licitatório aberto pelo BACEN em 1996 ultrapassou o respectivo exercício
financeiro e, no orçamento para o ano seguinte , não há reserva de verba para
enfrenta a aquisição do bem objetivo da concorrência, a inexistência de previsão
orçamentária é mais que um motivo justo para se revogar a licitação.
(4) Se o
BACEN adquirir um prédio para que nele funcione a Delegacia Regional de
Belém-PA, tem-se, na hipótese, um bem publico de uso especial, também chamado de
bem patrimonial indisponível.
(5) O ato judicial típico (sentença) , dada a
sua jurisdicional, nunca enseja responsabilização civil da Fazenda
Publica.
94 - (CESPE/BACEN/97) - Julgue os itens que se
seguem :
(1) É impossível, juridicamente, a restauração do ato administrativo
revogado.
(2) O servidor publico aposentado pode sofrer sanções
administrativas.
(3) Se determinado servidor do BACEN pratico ilícito
administrativo que, em tese, seja punível com a pena de advertência a referida
autarquia pode aplicar, na hipótese, o principio da verdade sabida.
(4) Na
aplicação das penas contra servidores públicos, a jurisdição criminal e a
instancia administrativa são , em regra, independentes.
(5) Segundo o
entendimento do STJ, no processo administrativo disciplinar deve prevalecer o
principio do informalismo.
95 - (ESAF/PFN/98) - Sobre os conceitos
de Administração Pública, é correto afirmar:
a) em seu sentido material, a
Administração Pública manifesta-se exclusivamente no Poder Executivo
b) o
conjunto de órgãos e entidades integrantes da Administração é compreendido no
conceito funcional de Administração Pública
c) Administração Pública, em seu
sentido objetivo, não se manifesta no Poder Legislativo
d) no sentido
orgânico, Administração Pública confunde-se com a atividade administrativa
e)
a Administração Pública, materialmente, expressa uma das funções tripartites do
Estado
96 - (ESAF/PFN/98) - É considerada lei, exclusivamente no
sentido formal:
a) medida provisória sobre organização administrativa
b)
decreto municipal regulamentando a cobrança de ISS
c) lei estadual que
concede título de cidadania honorária
d) lei federal sobre execuções
penais
e) sentença normativa da Justiça do Trabalho julgando dissídio
coletivo e concedendo reajustes salariais
97 - (ESAF/PFN/98) - O
órgão administrativo tem as seguintes características, exceto:
a)
competência
b) personalidade jurídica
c) estrutura
d) quadro de
servidores
e) poderes funcionais
98 - (ESAF/PFN/98) - Não é
atribuição da Administração Pública decorrente do poder hierárquico:
a)
editar atos regulamentares
b) aplicar sanções disciplinares
c) avocar e/ou
delegar atribuições
d) controlar as atividades dos órgãos subordinados
e)
anular atos ilegais praticados por órgãos inferiores
99 -
(ESAF/PFN/98) - Quanto às empresas estatais é incorreto afirmar:
a) o regime
de pessoal da empresa pública é o da Consolidação das Leis Trabalhistas -
CLT
b) a sociedade de economia mista não pode usufruir privilégios fiscais
não extensíveis ao setor privado
c) o patrimônio da empresa pública e o da
sociedade de economia mista têm a mesma natureza jurídica
d) a empresa
pública pode adotar qualquer forma jurídica admitida em Direito
e) a
composição do capital é a única diferença entre empresa pública e sociedade de
economia mista
100 - (ESAF/PFN/98) - O último ato do procedimento
licitatório, pelo qual se atribui ao vencedor o objeto licitado,
denomina-se
a) homologação
b) julgamento
c) habilitação
d)
adjudicação
e) contratação
101 - (ESAF/PFN/98) - Não é
considerada cláusula exorbitante, típica do contrato administrativo:
a) plena
adoção da cláusula da exceção do contrato não cumprido
b) aplicação de
penalidades sem a necessidade de se acionar o Judiciário
c) alteração
unilateral do contrato pelo Poder Público
d) retomada do objeto por ato da
Administração
e) anulação do contrato, por ilegalidade, pela própria
Administração
102 - (ESAF/PFN/98) - O Município de Alfa decidiu-se
por delegar a particulares a execução do serviço público de coleta de lixo
urbano. Para tanto, são necessários alguns atos e procedimentos. Identifique, na
relação a seguir, a opção que indica os passos corretos para a delegação, em sua
ordem cronológica (da esquerda para a direita).
a) edital de licitação /
regulamento do serviço / lei autorizativa / contrato de concessão
b)
regulamento do serviço / edital de licitação / termo de permissão / lei
autorizativa
c) lei autorizativa / regulamento do serviço / edital de
licitação / contrato de concessão
d) edital de licitação / contrato de
concessão / lei autorizativa / regulamento do serviço
e) regulamento do
serviço / edital de licitação / lei autorizativa / termo de
permissão
103 - (ESAF/PFN/98) - O processo pelo qual um bem público
de uso comum passa a classificar-se como bem dominical denomina-se:
a)
alienação
b) desapropriação
c) retrocessão
d) tombamento
e)
desafetação
104 - (ESAF/PFN/98) - A passagem de fios elétricos de
alta tensão sobre propriedade particular caracteriza caso de:
a)
desapropriação
b) servidão administrativa
c) servidão civil
d)
limitação administrativa
e) ocupação administrativa
105 -
(ESAF/PFN/98) - Assinale a hipótese de desapropriação por interesse
social.
a) Para construção de equipamentos urbanos.
b) Para ampliação de
distritos industriais.
c) Para fins de reforma agrária.
d) Para
incorporação de bem artístico ao acervo público.
e) Para construção de
unidade escolar.
106 - (ESAF/PFN/98) - No exercício do controle
financeiro externo, incumbe ao Tribunal de Contas da União verificar se a
despesa realizada ocorreu de modo a atender a uma adequada relação
custo-benefício, entre o seu valor e o respectivo resultado para a
população.
Este controle denomina-se:
a) fidelidade funcional
b)
cumprimento de metas
c) legitimidade
d) economicidade
e)
legalidade
107 - (ESAF/PFN/98) - São direitos trabalhistas
estendidos aos servidores públicos, exceto:
a) repouso semanal
remunerado
b) férias anuais remuneradas, com acréscimo de 1/3
c)
remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em 50% à do
normal
d) fundo de garantia por tempo de serviço
e) licença à
gestante
108 - (CESPE/AFCE/TCU/95) - A Lei nº 8.666, de 21 de junho
de 1993, modificada pela Lei nº 8.833, de 08 de junho de 1994, regulamentou o
art. 37, inciso XXI, da Constituição, instituindo normas para licitações e
contratos da Administração Pública. Sobre o assunto, julgue os itens a
seguir.
(1) As organizações industriais da Administração Federal direta, em
face de suas peculiaridades, poderão criar modalidades de licitação ou combinar
as já previstas na legislação vigente.
(2) O leilão é uma modalidade de
licitação entre interessados previamente cadastrados, que pode ser utilizada
para a alienação de bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição tenha
decorrido de procedimentos judiciais.
(3) O concurso é a modalidade adequada
de licitação para um Tribunal de Contas que pretender premiar as melhores
monografias sobre o controle externo.
(4) A utilização de convite exclui a
participação de quaisquer interessados não-cadastrados, que poderão, entretanto,
manifestar seu interesse após a afixação do instrumento convocatório pela
unidade administrativa.
(5) Quando couber convite ou tomada de preços, a
Administração poderá valer-se da concorrência, e, no caso de convite, também da
tomada de preços.
109 - (CESPE/AFCE/TCU/95) - A licitação
destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a
selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração. Há situações,
todavia, em que a legislação considera a licitação dispensável e inexigível. Em
relação a estas situações, julgue os itens a seguir.
(1) Quando as propostas
consignarem preços incompatíveis com os fixados por órgão oficial, a
Administração poderá proceder à adjudicação direta dos bens ou serviços ao
licitante que tiver apresentado a proposta de menor preço.
(2) Se for criada
uma empresa vinculada ao TCU, de prestação de serviços de processamento de
dados, a licitação será dispensável, desde que o preço contratado seja
compatível com o praticado no mercado.
(3) É inexigível a licitação para uma
sociedade de economia mista que tenha sofrido autuação fiscal de valor
considerável e deseje contratar profissional que se notabilizou na defesa de
contribuintes em idêntica situação.
(4) Será dispensável a licitação na
hipótese de a Secretaria Federal de Controle pretender contratar o Instituto
Serzedello Corrêa para ministrar treinamentos aos analistas de finanças e
controle.
(5) A licitação será inexigível nas situações em que a União ou
Estado tiverem de adquirir produtos necessários à normalização do abastecimento
ou à regulação de preços.
110 - (CESPE/AFCE/TCU/95) - O controle,
na Administração Pública, é aquele exercido em todos os níveis e em todos os
órgãos. Com relação à matéria, vários conceitos atinentes à supervisão
ministerial e ao controle interno são relevantes. Julgue os itens
seguintes.
(1) A supervisão ministerial tem um campo de abrangência mais
restrito que o do controle interno, cingindo-se aos casos de controle
deliberativo.
(2) A observância do princípio do controle - que constitui um
dos princípios fundamentais da Administração Federal - é um dos objetivos
principais da supervisão ministerial.
(3) A autonomia conferida às empresas
estatais corresponde à prerrogativa que devem ter seus dirigentes de definirem
seus objetivos e assegurarem seu funcionamento sem interferência da
Administração Centralizada.
(4) O controle técnico apresenta duas dimensões:
a da legalidade - que se associa ao cumprimento dos aspectos formais, à
regularidade e à adequação contábeis - e a do mérito, relacionada aos meios, aos
fins e aos resultados das ações desenvolvidas pelo Poder Público.
(5) Diz-se
que é vedado à Administração agir com arbitrariedade, isto é, fora dos limites
da lei, senão com discricionariedade, que compreende a adoção dos critérios de
conveniência e oportunidade, segundo as circunstâncias.
111 -
(CESPE/AFCE/TCU/95) - A disciplina dos servidores regidos pelo Regime Jurídico
Único da União (Lei nº 8.112/90)
(1) alcança tanto os servidores públicos das
autarquias federais quanto os das fundações públicas federais.
(2) prevê
expressamente a aposentadoria por invalidez, com proventos integrais, nos casos
de síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS).
(3) prevê pagamento,
apenas para as servidoras, de auxílio-natalidade, por motivo de nascimento ou
adoção.
(4) determina que o provento proporcional de aposentadoria não seja
inferior a 3/5 (três quintos) da remuneração da atividade.
(5) determina que
o servidor aposentado com provento proporcional ao tempo de serviço que vier a
ser acometido por hanseníase passe a perceber provento
integral.
112 - (CESPE/AFCE/TCU/95) - A disciplina dos contratos
administrativos no Brasil implica que
(1) o Tribunal de Contas possa fazer
controlea priori, não se restringindo ao controle posterior, como previa
a Constituição anterior.
(2) não se faz mais possível a invalidação dos
mesmos, depois que o Tribunal de Contas os homologa.
(3) o preço, o prazo
contratual e as condições de pagamento não são cláusulas essenciais vez que tais
regras são imposição legal.
(4) deve haver ressarcimento, extinto o contrato
por força de decisão judicial, de ato do Legislativo ou de controle da própria
Administração.
(5) não poderá ser inválido o contrato se a licitação for
válida.
113 - (CESPE/AFCE/TCU/95) - Os atos administrativos no
Direito brasileiro
(1) possuem auto-executoriedade, que pode ser permitida
por necessidade inarredável de desempenho da tutela do valor jurídico, de
interesse público albergado na norma, se necessário for, no momento em que haja
necessidade e na justa medida (proporcionalidade) desta necessidade.
(2)
podem ser extintos por caducidade.
(3) podem ser invalidados ou revogados
pelo controle jurisdicional.
(4) estão sujeitos a controle, quer sejam
discricionários, quer sejam vinculados.
(5) só podem ser examinados pelo
Poder Judicário em sede de mandado de segurança e de ação
popular.
114 - (CESPE/AFCE/TCU/95) - Na Administração
Pública brasileira,
(1) as empresas públicas possuem personalidade jurídica
de direito privado, mas estão sujeitas ao dever de licitar.
(2) compete à
Justiça Federal julgar as causas em que são parte as Sociedades de Economia
Mista federais.
(3) um ente da administração indireta que se estruture como
sociedade anônima é necessariamente uma sociedade de economia mista.
(4) uma
empresa pública pode ter mais de um sócio.
(5) as sociedades de economia
mista somente podem ser criadas por lei específica, o mesmo não se dando com as
suas subsidiárias.
115 - (CESPE/AFCE/TCU/95) - A disciplina da
Administração Pública no Brasil implica que
(1) se considere funcionário
público, para efeitos penais, alguém que, transitoriamente e sem remuneração,
exerce emprego público.
(2) quem exige para si vantagem indevida, estando
fora da função pública, mas em razão dela, comete o crime de concussão.
(3) o
abandono de função pode ser ilícito, mas não pode ser punido como crime.
(4)
aquele que patrocina diretamente interesse privado perante a administração
pública, valendo-se da qualidade de funcionário público, comete o crime de
patrocínio infiel.
(5) há crime, se um profissional declarado inidôneo
celebra contrato com a Administração, tanto por parte dele quanto do servidor
que celebra o contrato.
116 - (CESPE/AFCE/TCU/96) Tendo por base a
doutrina e a legislação referente ao domínio público , julgue os itens a
seguir.
(1) O mar territorial compreende uma faixa de duzentas milhas
marítimas de largura, medidas a partir da linha de beira-mar dos litorais
continental e insular brasileiro.
(2) As águas do mar territorial brasileiro
são públicas e de uso comum, inclusive para a passagem inocente . Sobre
elas o Brasil exerce sua soberania.
(3) A zona contígua estende-se por doze
milhas além dos limites do mar territorial. Ultrapassada essa área - e até que
se inicie a zona contígua de outras terras -, nenhuma nação exerce soberania ou
qualquer domínio individual.
(4) As jazidas minerais pertencem exclusivamente
à União. O produto da lavra, contudo, pertence aos concessionários que as
exploram, garantindo-se aos proprietários do solo a participação nos
resultados.
(5) A Constituição Federal atribui aos Estados o domínio
exclusivo sobre os rios públicos, em detrimento dos demais entes da
Federação.
117 - (CESPE/AFCE/TCU/96) - De acordo com o Direito
Administrativo, a personalidade jurídica de direito público é conferida a
determinados entes, em razão do desempenho de função pública própria e típica.
Diversamente, à entidade será atribuída personalidade jurídica de direito
privado, em razão do desempenho de função pública atípica, delegada pelo Estado.
Em relação a esse tema, julgue os seguintes itens.
(1) A União é pessoa
jurídica de direito público externo.
(2) Os Estados e os Municípios são
pessoas jurídicas de direito público interno.
(3) As sociedades de economia
mista, ao contrário das empresas públicas, são pessoas jurídicas de direito
privado.
(4) As fundações públicas são pessoas jurídicas de direito
privado.
(5) As autarquias e os partidos políticos são pessoas jurídicas de
direito público interno.
118 - (CESPE/AFCE/TCU/96) - A seguridade
social do servidor público civil é regulada pela Lei n.º 8.112/90. Com base
nessa disciplina legal, julgue os itens que se seguem.
(1) O
auxílio-natalidade é devido à servidora pública por motivo de nascimento de
filho, mas será devido, também, ao servidor do sexo masculino, se a parturiente
- sua esposa ou companheira - não for servidora pública.
(2) A pensão devida
à filha de um servidor público falecido é temporária; somente na hipótese de
invalidez, o pagamento da pensão prosseguirá após a beneficiária atingir vinte e
um anos de idade.
(3) A quantia paga a título de pensão por morte
eqüivale, no início, ao montante dos proventos com os quais o servidor
público era remunerado em vida. O reajustamento do benefício, contudo, dar-se-á
nos percentuais e datas definidos para os demais aposentados e pensionistas da
Previdência Social.
(4) A família do servidor condenado só não terá direito
ao auxílio-reclusão - enquanto perdurar o afastamento do servidor, por estar
recolhido em estabelecimento prisional - na hipótese de a pena imposta, em
sentença transitada em julgado, incluir a perda do cargo.
(5) Não é devido o
auxílio-funeral ao servidor em virtude do falecimento de algum de seus
dependentes.
119 - (CESPE/AFCE/TCU/96) - Tendo em vista a
disciplina legislativa e as lições da doutrina jurídica acerca do controle
dos atos administrativos , julgue os itens abaixo.
(1) O Congresso
Nacional pode, ouvido previamente o Tribunal de Contas da União, decretar a
suspensão de ato normativo do Presidente da República que exorbite do poder
regulamentar.
(2) É inconcebível, lógica e juridicamente, a existência de
controle administrativo de atos administrativos, haja vista a idealização
de um controle pressupor que ele seja exercido por uma estrutura externa à
fiscalizada.
(3) A Constituição Federal admite a hipótese de controle
popular das contas públicas , determinando que as contas do Município
fiquem, anualmente, durante sessenta dias, à disposição de qualquer
contribuinte.
(4) O controle judiciário dos atos administrativos é exercido
pelos órgãos do Poder Judiciário e pelo Tribunal de Contas da União.
(5) A
legalidade de todo e qualquer ato de concessão de aposentadoria, a servidores e
a membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, é apreciada
pelo Tribunal de Contas da União.
120 - (CARLOS CHAGAS/GESTOR/97) -
A reforma administrativa aprovada pelo Congresso Nacional introduziu mais um
princípio básico a ser obedecido pela Administração Pública. Portanto, agora são
princípios básicos da Administração Pública:
(A) a impessoalidade,
a moralidade, a legalidade, a publicidade e o respeito ao cidadão.
(B) a
impessoalidade, a legalidade, a transparência, a moralidade e o respeito ao
cidadão.
(C) a legalidade, a moralidade, o respeito ao cidadão, a publicidade
e a moralidade.
(D) a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a
publicidade e a eficiência.
(E) a legalidade, a impessoalidade, a moralidade,
a transparência e a eficiência.
GABARITO
1 - C, C, E, E, E
2 - C, E, E, C, E
3 - E, E , E, E, C
4
- E, E, E, E, C
5 - C, E, E, C, C
6 - E, E, C, E, E
7 - C, C, E, C,
C
8 - E, C, C, C, C
9 - C, E, C, E, C
10 - E, C, C, E, E
11 - C, C,
E, E, E
12 - C, E, E, C, E
13 - E, C, C, C, C
14 - C, C, C, E, E
15
- E, E, C, E, E
16 - C, E, E, E, E
17 - C, C, C, E, E
18 - E, E, C, C,
E
19 - E, C, C, C, E
20 - E, E, C, E, E
21 - E, C, C, C, C
22 - E,
C, E, C, E
23 - E, E, C, C, C
24 - B
25 - A
26 - B
27 - C
28 -
E
29 - A
30 - B
31 - B
32 - C
33 - D
34 - A
35 - E
36 -
D
37 - C
38 - E
39 - C
40 - C
41 - E
42 - E
43 - D
44 -
B
45 - A
46 - B
47 - A
48 - D
49 - C
50 - D
51 - *
52 -
A
53 - D
54 - B
55 - E
56 - B
57 - *
58 - C
59 - E
60 -
C
61 CCCEE
62 EECCE
63 ECEEC
64 ECCEE
65 CCEEE
66 ECCEC
67
ECCEC
68 ECEEC
69 E
70 B
71 C
72 C
73 E
74 A
75 E
76
D
77 D
78 C
79 A
80 E
81 D
82 A
83 D
84 C
85 B
86
E
87 CCECE
88 EECCE
89 ECCCC
90 CCEEE
91 EECEC
92 CCEEE
93
CECCE
94 ECECC
95 E
96 C
97 B
98 A
99 E
100 D
101
A
102 C
103 E
104 B
105 C
106 D
107 D
108 EECEC
109
EECCE
110 CCECC
111 CCEEC
112 CEEEE
113 CCECE
114 CEECC
115
CCEEC
116 ECCCE
117 ECEEE
118 CCECC
119 EECEC
120 D