A Atuar como agente pagador e recebedor fora do
país, como representante do Governo Federal, emitir licenças de importação e
exportação e representar o país em feiras e eventos internacionais
B Traçar
as diretrizes da política de comércio exterior, estabelecer normas para sua
implementação e supervisionar sua execução
C Realizar estudos e pesquisa
sobre mercados externos, atuar na promoção comercial e organizar a participação
brasileira em feiras internacionais
D Definir normas para exportação e
importação de produtos, negociar e celebrar contratos comerciais internacionais
e atuar, em nome do Estado, nos fôros internacionais
E Estabelecer contratos
e contrair, em nome do Estado, compromissos comerciais e coordenar o sistema de
informações comerciais.
A Códigos que descrevem as características dos
produtos que integram a pauta de exportação de um país ou região e que são
utilizados nos contratos de câmbio
B Códigos de valoração aduaneira
empregados no âmbito de um território às mercadorias importadas sujeitas a
tributação
C Sistemas de informações sobre comércio exterior através dos
quais se formulam as estatísticas comerciais de um país ou região e as
descrições de suas pautas de importação e exportação
D Sistemas de
designação e codificação de mercadorias para uso na formulação das estatísticas
de comércio exterior, nas negociações de preferências tarifárias e para uso
aduaneiro
E Conjunto de informações estatísticas sobre a produção e a
comercialização de mercadorias no âmbito de um país ou região em um período de
tempo determinado.
A aplicação desta pelo Brasil A Abrange todas as
operações de comércio exterior
B Restringe-se às operações de comércio
exterior efetuadas pelo país no âmbito do Mercosul
C É facultativa para as
operações de comércio exterior com outros países latino-americanos
D É
obrigatória para as operações de comércio exterior efetuadas no âmbito do
Mercosul e facultativa para o comércio com outras regiões
E É obrigatória
para o comércio com os países do Mercosul e com os demais países da Associação
Latino-Americana de Integração (ALADI) e facultativa para o comércio com outras
regiões.
A As condições de pagamento e a modalidade de
operação cambial que regerão uma operação comercial
B Os compromissos em
matéria comercial assumidos pelos Estados em fôros multilaterais
C As
responsabilidades do exportador e do importador em uma operação de comércio
exterior
D Os direitos e obrigações dos exportadores diante dos órgãos
governamentais atuando na área do comércio exterior
E A nomenclatura e a
classificação das mercadorias transacionadas no âmbito internacional
A FOB (free on Board) das exportações e os valores
CIF (Cost, Insurance and Freight) das importações
B Das exportações e das
importações, sem considerar suas respectivas modalidades
C CIF (Cost,
Insurance and Freight) das exportações e importações
D FOB (Free on Board)
das importações e importações
E De custos das mercadorias importadas e
exportadas.
A Franchising
B Factoring
C Leasing
D
Contrato de Know-how
E Contrato de exportação e serviços
A Joint-venture
B Factoring
C Leasing
D
Contrato de Know-how
E Franchising
A Obrigatório nos contratos internacionais
celebrados entre países que ratificam a convenção internacional que os
estabeleceu
B Facultativo e, por consequência, os mesmos não configuram
norma contratual se incorporados em um contrato internacional
C Facultativo,
mas os mesmos configuram norma contratual e assumem valor jurídico ao serem
incorporados em um contrato internacional
D Obrigatório em todos os
contratos internacionais, por tratar-se de regras internacionais, configurando
os mesmos obrigações contratuais
E Obrigatório, embora os mesmos não
configurem obrigações contratuais
A Certificado de Origem
B Conhecimento de
Embarque
C Declaração de Importação
D Manifesto de Carga
E Fatura
Comercial
A Entrada da mercadoria no território nacional por
via aérea, terrestre ou marítima
B Registro da Declaração de Importação
C Emisão do Conhecimento de Embarque
D Liquidação do Contrato de Câmbio
E Expedição da Guia de Importação
A Caracteriza-se pelo emprego de medidas
não-tarifárias como forma de compensar a redução das tafifas comerciais
promovidas nos ultímos anos
B Aboliu todas as formas de restrição às
importações, exceto aquelas voltadas para o comércio de espécies ameaçadas de
extinção e de produtos nocivos à preservação do meio ambiente
C Admite
operações em consignação bem como a proibição, a suspensão e a limitação de
algumas importações
D Apoia-se crescentemente na adoção de controles
cambiais em razão da redução das tarifas comerciais
E Logrou maior
eficiência graças à descentralização dos controles administrativos e fiscais .
A Suas alíquotas vigem por um ano e devem ser
fixadas antes do início de cada exercício fiscal, não podendo ser alteradas
antes do término do mesmo
B Seu cálculo toma por base a quantidade de
mercadoria e o seu valor FOB (Free on Board) fixado na TAB (Tarifa Aduaneira do
Brasil)
C Incide sobre toda e qualquer mercadoria estrangeira que ingresse
efetivamente no território nacional, independentemente do regime aduaneiro
previsto
D Deve ser calculado sobre o valor em moeda estrangeira empregada
na transação e que será posteriormente convertido pela taxa cambial fixada na
TAB (Tarifa Aduaneira do Brasil)
E Seu cálculo toma por base o valor CIF
(Cost, Insurance and Freight) da mercadoria e a alíquota ad valorem fixada na
TAB (Tarifa Aduaneira do Brasil) correspondente à mercadoria em questão
A Remessa ao exterior e por via bancária de
documentos referentes à exportação para cobrança através de banco na praça do
importador
B Imediata execução do pagamento por ocasião da celebração do
contrato comercial
C Remessa antecipada do pagamento pelo importador ao
exportador por via bancária
D Contratação da operação cambial para imediata
liquidação
E Assinatura de termo de compromisso entre as partes, definindo o
prazo para contratação do câmbio .
A O pagamento de até 50% do valor total de uma
exportação no ato do embarque da mercadoria, o que, não ocorrendo, permite ao
exportador cancelar ou rever os termos do contrato de compra e venda
B
Completa isenção de impostos sobre a totalidade dos bens a serem exportados
C O direito de rever o valor das mercadorias exportadas após a celebração do
contrato de compra e venda
D O direito de repassar ao importador os custos
referentes a frete e seguro até o desembarque das mercadorias exportadas
E O
recebimento antecipado do valor total ou parcial do crédito referente a uma
exportação, com a finalidade de assegurar os meios para adquirir ou fabricar o
produto a ser exportado
compromete-se a efetuar o pagamento de uma operação
comercial ao exportador é:
A Cobrança à vista
B Remessa sem saque
C
Cobrança a prazo
D Remessa antecipada
E Carta de crédito
A O banco autorizado a operar com câmbio e o
importador
B O exportador e o importador
C O importador e o banco
autorizado a operar com câmbio
D O exportador e o banco autorizado a operar
com câmbio
E O banco autorizado a operar com câmbio e o exportador
A Compra ou venda de câmbio para entrega futura
B Remessa de moedas de uma praça a outra com o objetivo de auferir lucros
provindos das diferenças entre as taxas cambiais
C Compra e venda simultânea
de câmbio de uma mesma moeda feita com o propósito de estabilizar o fluxo
cambial
D Compra ou venda de câmbio pronto contra venda ou compra de câmbio
futuro, compreendendo quantidades equivalentes de duas moedas diferentes
E
Remessa de divisas, através do mercado cambial para outro país, objetivando
vantagens provindas de diferenças nas taxas de juros entre dois países.
A Câmbio é comprado ou vendido por ocasião do
fechamento do contrato de compra e venda com base na taxa praticada neste mesmo
dia
B Câmbio é contratado e liquidado por ocasião do embarque da mercadoria
e com base na taxa praticada neste mesmo dia
C Contratação do câmbio ocorre
após a celebração do contrato de compra e venda, devendo a sua liquidação se dar
antes do embarque da mercadoria, tomando por base a taxa praticada no dia de sua
liquidação
D Câmbio é comprado ou vendido em data pré-determinada no
contrato comercial com base na taxa praticada no dia do embarque da mercadoria
E Câmbio é comprado ou vendido para entrega futura, contra pagamento na
entrega, em data predeterminada e com base na taxa praticada no dia de sua
contratação
A Correção de desequilíbrios fiscais associados ao
comércio exterior
B Obtenção e manutenção de equilíbrio no balanço de
pagamentos
C Aumento dos movimentos de capitais para o exterior
D
Ingresso de investimentos estrangeiros
E Obtenção de saldos positivos nas
transações correntes
A Baseia-se, no presente, na desregulamentação do
mercado de câmbio, na livre formação da taxa cambial e na não-intervenção do
Banco Central na política cambial
B Possui como característica principal a
livre determinação das taxas de câmbio e a inexistência de restrições às
operações cambiais e de qualquer forma de intervenção do Banco Central
C
Embora tendo evoluído no sentido de maior liberalização, as taxas cambiais
continuam sendo fixadas pelo Banco Central
D O mesmo evolui gradualmente de
um sistema em que o Banco Central fixava as taxas cambiais para um sistema onde
as taxas cambiais são fixadas pelo mercado, podendo o Banco Central intervir na
sua formação quando julgar necessário
E Sua supervisão e controle são de
responsabilidade das autoridades fiscais que a exercem por delegação do Conselho
Monetário Nacional, podendo o Banco Central nele intervir quando julgar
necessário
A Taxa livre nas operações de compra e taxa
oficial nas operações de venda
B Taxa de repasse nas operações de compra e
taxa de cobertura na venda
C Taxa cruzada nas operações de compra e taxa
pronta nas operações de venda
D Taxa fixa nas operações de compra e taxa
variável nas operações de venda
E Taxa pronta nas operações de compra e taxa
futura nas operações de venda
A Passa a ser irrevogável, embora sujeita a
alterações acordadas pelas partes e previstas na legislação cambial
B É
revogável sempre que requerido por uma das partes
C Passa a ser irrevogável,
não se admitindo nenhuma forma de modificação
D Pode ser modificada em seus
termos apenas pelo vendedor
E Pode ser revogada apenas pelo comprador
A As exportações de terceiros paises ingressam em
caráter temporário, e sem sofrerem qualquer carga fiscal, para trasitarem rumo
aos seus mercados de destino
B As exportações não estão sujeitas a
restrições independentemente de sua origem e destino
C As importações
usufruem de favorecimento fiscal sempre que forem empregadas na produção de bens
a serem exportados
D Há medidas restritivas às importações e incentivos
creditícios e fiscais à exportação
E Há um regime de livre comércio com o
exterior e que é destinado à instalação de empresas industriais voltadas para a
exportação
A Introdução de bens no país com suspensão da
exigibilidade dos tributos e prazo de permanência pré-fixado, após o qual os
mesmos deverão ser reexportados
B Transporte de mercadoria, sob controle
aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com isenção tributária
C Depósito de bens em local determinado, com suspensão dos tributos
D
Exportação de mercadorias destinadas a feiras, competições esportivas ou
exposições no exterior com suspensão dos tributos
E Importação, com a
suspensão dos tributos, de matérias-primas e insumos a serem empregados na
produção de bens exportáveis
A O registro do exportador junto à Secretaria de
Comércio Exterior (SECEX), a formalização do contrato internacional de compra e
venda, a contratação do câmbio e o recebimento do conhecimento de embarque
B
O registro do exportador junto à Secretaria de Comércio Exterior (CECEX), o
registro da exportação no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) e a
contratação do câmbio
C A formalização do contrato de compra e venda, a
contratação do câmbio, a contratação do frete e a obtenção do Certificado de
Origem
D O registro do exportador junto à Secretaria de Comércio Exterior
(SECEX), a contratação do frete, a contratação do câmbio e a obtenção do
Certificado de Origem
E A formalização do contrato de compra e venda, a
contratação do seguro, a contratação do câmbio e o recebimento do conhecimento e
embarque
A Um veículo em uma unidade de transporte abrangida
em um único contrato de transporte
B Veículos diferentes de uma ou mais
modalidades de transporte em vários serviços contratados de diferentes
transportes
C Dois ou mais veículos de uma modalidade de transporte
abrangida por mais de um contrato de transporte
D Duas ou mais modalidades
de transporte ao longo do percurso abrangidas por um único contrato de
transporte
E Um único veículo em duas ou mais modalidades de transporte
abrangidas por contratos de transporte específicos para cada modalidade.
A Mecanismos de assistência e de financimento do
comércio exterior utilizados pelo EXIMBANK
B Modalidades de pagamento
internacional
C Operações financeiras voltadas para a estabilização cambial
D Formas contratuais empregadas no comércio internacional
E Modalidades
de incentivos fiscais para a exportação
ou a restituição de taxas, tem por objetivo
fundamental:
A Promover o equilíbrio da balança comercial
B Responder às
medidas protecionistas e às práticas de comércio desleal que impedem ou
dificultam o acesso de produtos nacionais aos mercados de exportação
C
Compensar a menor competividade relativa de alguns setores da produção nacional,
tornando os preços de seus produtos competitivos nos mercados de exportação
D Estimular o desenvolvimento de vantagens competitivas em setores de baixa
competitividade no mercado internacional
E Recompensar crescentes níveis de
desempenho do setor exportador
A O revigoramento dos programas de financiamento, a
redução dos incentivos fiscais e o fim dos subsídios
B A maior ênfase às
operações de drawback e às medidas na área cambial e a ampliação dos regimes
aduaneiros especiais
C A abolição dos subsídios, a valorização cambial e a
ampliação das operações de drawback
D A ampliação das medidas fiscais e o
gradual revigoramento dos mecanismos de financiamento e a menor ênfase às
medidas cambiais
E A suspensão dos subsídios, o revigoramento dos programas
de financiamento e as restrições às operações de drawback.
A Isenção dos impostos incidentes sobre o comércio
de cargas e de passageiros
B Suspensão do Imposto de Renda sobre o lucro das
operações de comércio exterior
C Exoneração de impostos sobre a exportação
de produtos industrializados e da Contribuição para o Financiamento da
Seguridade Social
D Eliminação dos impostos sobre a importação de bens
industrializados e sobre a exportação de bens primários
E Concessão de
fundos para o financiamento de importações e exportações
Questão 31: Termos de troca é uma expressão que
designa :
A Uma relação entre os preços pelos quais um país vende suas
exportações em relação aos preços que esse país paga por suas importações
B
Forma contratual de comércio utilizada em sistemas regionais, como o MERCOSUL,
para os vários grupos de produtos
C As condições de comércio estabelecidas
entre duas nações, especialmente no que se refere a regime trarifário
D O
Padrão de comércio entre dois países em temos de reciprocidade da estrutura
tarifária
E Um índice que serve para medir o nível de participação de um
país no comércio internacional, bem como o grau de diversificação de seus
produtos e parceiros
A O livre-cambismo é incapaz de promover a justiça
social
B No livre-cambismo, somente se beneficiam do comércio os países que
apresentam uma pauta de exportações onde a maioria dos produtos possui demanda
inelástica. Quando isso não ocorre, a concorrência é predatória
C O
livre-cambismo é bom para os países de economia madura, mas os países com
indústrias nascentes necessitam de alguma forma de proteção
D O
livre-cambismo atende apenas aos interesses dos grandes exportadores, que usam a
liberdade econômica para estabelecer monopólios e cartéis
E Na verdade não
existe livre-cambismo na prática. Todos os países são protecionistas em razão da
intervenção do Estado
A Se opõe à teoria das vantagens comparativas
porque nessa teoria o comércio deve se originar da diferença dos custos de
produção e não da diferença na dotação de fatores
B É complementar à teoria
das vantagens comparativas porque parte do mesmo pressuposto de que o que
origina o comércio é a difirença nos custos relativos de produção dos diferentes
tipos de bens que o país pode produzir
C Se opõe à teoria das vantagens
absolutas, que assume apenas a divisão internacional do trabalho, com base nos
custos de produção
D Não se relaciona com a teoria das vantagens
compartativas porque nessa teoria a questão central é a do valor do trabalho
E Difere da teoria das vantagens comparativas porque, nesta teoria, a
divisão internacional do trabalho é definida pela capacidade comparativa das
nações, isto é, países péssimamente dotados, como o Japão, são bem sucedidos,
enquando outros, com muito mais recursos, vêm-se saindo mal no comércio
internacional
A O fenômeno ocorre em decorrência de pelo menos
uma das causas mencionadas no enunciado acima e devidamente comprovada
B O
fenômeno ocorre em decorrência de pelo menos duas das causas mencionadas no
enunciado acima e devidamente comprovadas
C O fenômeno, comprovadamente,
traz consigo uma forma de discriminação comercial que, portanto, fere um dos
princípios básicos do GATT / OMC
D A entrada maciça desses produtos mais
baratos ameaça a estabilidade de preços internos e, consequentemente, a
estabilidade da moeda
E A entrada desses produtos mais baratos compromete o
crescimento e mesmo a existência da produção nacional no setor.
A Quando os subsídios embutidos no preço do produto
importado ultrapassam os limites estabelecidos pelo GATT
B Quando o produto
importado concorre diretamente com produtos nacionais e quando se percebe a
clara intenção de estabelecer o domínio sobre o mercado
C Quando o mercado é
restrito e não existe concorrente nacional
D Quando o volume das importações
é suficiente para alterar os preços no mercado interno
E Quando se trata de
produto industrializado e que é objeto de regulamentação específica
A As vantagens comerciais decorrentes dos fluxos
migratórios
B A exportação deliberada de excedentes de mão-de-obra
C O
estabelecimento de subsídios aos produtos exportados de elevado custo social
D A venda de produtos no mercado internacional a preços muito baixos, em
razão da existência de um mercado de trabalho doméstico aviltado
E A
utilização de mecanismos de subsídios à produção e comercialização de bens cuja
produção é feita com mão-de-obra intensiva
A Por essa razão, os países industrializados têm
índices mais elevados de participação no comércio internacional
B Por essa
razão, os países industrializados e mais ricos apresentam relações mais elevadas
entre o volume de seu comércio exterior e o seu produto interno bruto (PIB)
C Este fato não é suficiente para explicar nem os índices de participação de
um país no conjunto do comércio internacional, nem a relação entre o volume do
comércio exterior e o produto interno bruto de um país
D Este fato explica
porque os países vão se tornando cada vez mais protecionistas, na medida em que
promovem o crescimento e a consolidação de sua economia
E Este fato explica
porque as principais teorias ou modelos de análise do desenvolvimento econômico
consideram o comércio o fator determinante das demais variáveis econômicas
A A Rodada Uruguai foi tipicamente um caso de ampla
negociação multilateral e o Banco Mundial constitui, por sua vez, uma fonte de
fundos multilateral
B A rodada Uruguai foi tipicamente um caso de negociação
comercial multilateral, mas o Banco Mundial é uma entidade unitária e, como tal,
os governos, quando negociam com o Banco, o fazem bilateralmente
C A Rodada
Uruguai, reuniu mais de 100 países, mas as principais questões foram tratadas em
bases bilaterais
D Na realidade, não há diferenciação nessas formas de
negociar as questões comerciais e financeiras, pois os recursos de investimentos
são sempre originários de países e o comércio também é realizado, em última
instância, entre países
E Bilateralísmo e multilateralismo não se associam à
entidade no âmbito da qual as negociações são conduzidas mas sim ao objeto da
negociação. Os produtos primários, por exemplo, são sempre tratados em bases
bilaterais
A Abertura de linhas especiais de crédito à
exportação originária dos países em desenvolvimento
B Estabelecimento de
quotas proferenciais aos países em desenvolvimento
C Estabelecimento de
padrões menos rígidos para concessão de subsídios à exportação por parte dos
governos dos países em desenvolvimento
D Importação, pelos países
industrializados de produtos manufaturados e serviços preferencialmene
produzidos nos países em desenvolvimento
E Eliminação total ou parcial,
pelos países industrializados, de tarifas que incidem sobre produtos originários
de países em desenvolvimento, sem exigência de reciprocidade
A A nação mais favorecida no comércio internacional
será sempre aquela que oferecer vantagens comerciais a um número maior de
países, pois estes, pelo princípio da reciprocidade, são obrigados a dispensar
igual tratamento
B A condição de nação mais favorecida deve ser sempre
atribuída aos países de níveis mais precários de industrialização
C A
condição de nação mais favorecida permite ao GATT impor restrições comerciais
aos países que praticam o dumping
D Todas as vantagens e privilégios
comerciais concedidos por um país a outro deverão ser estendidos aos demais
países membros do GATT
E Um país reconhecido como"nação mais favorecida" se
obriga a rever, nos termos estabelecidos pelo GATT, toda a sua estrutura
tarifária
A O princípio da não-discriminação do GATT
refere-se basicamente a produtos, de acordo com a cláusula da nação mais
favorecida, e não a países, como é o caso dos arranjos de integração regional
B O GATT possui muitas cláusulas de escape, que permitem que os países optem
por regras regionais ou gerais
C Em todo arranjo regional os países
participantes se obrigam a oferecer concessões compensatórias
D Não há
contradição entre uma coisa e outra, pois todos os países, por serem soberanos
no plano internacional , possuem igual direito de constituir sistemas regionais,
competindo a cada país tomar a iniciativa de fazê-lo
E O ojetivo maior do
GATT / OMC é o fomento à expansão do comércio internacional. Assim sendo, uma
organização que seja criada com o objetivo de reduzir e, no limite, eliminar as
tarifas entre os participantes do sistema regional de integração, ampliando o
volume de comércio entre estes países, será aceita e mesmo
estimulada pelo
GATT / OMC
A Estabeleceram-se normas muito mais rígidas de
controle dos procedimentos do comércio internacional
B A preocupação dos
integrantes do GATT com as chamadas "questões de fronteira" aumentou
significativamente, em detrimento de ações voltadas para promover reduções
tarifárias
C Observou-se a participação de um número muito maior de países
(107). Além disso, pela primeira vez , uma rodada de negociações do GATT teve
lugar num país do "Terceiro Mundo", o que condicionou o estabelecimento de uma
agenda mais voltada para os interesses dos países em desenvolvimento
D Pela
primeira vez, ficou estabelecida a possibilidade de aplicar sanções a
comportamentos considerados fora dos padrões aceitáveis para o comércio entre os
países integrantes do GATT
E Na rodada Uruguai introduziram-se novos temas,
notadamente serviços e propriedade intelectual, que dominaram as negociações ao
lado das tradicionais disputas sobre tarifas e questões gerais sobre política
comercial
A Inclusão dos fatores de produção no tratamento
das relações ecômicas entre os países membros
B Número de países
participantes
C Nível de diversificação dos produtos que fazem parte do
acôrdo regional
D Fato de que, na união aduaneira, somente os países membros
são beneficiados pela retirada das tarifas, enquanto no mercado comum, mesmo
países não-membros podem gozar de benefícios semelhantes
E Existência ou não
de barreiras não-tarifárias
A Associação Européia de Livre Comércio
B
Comunidade Européia do Carvão e do Aço
C Comunidade Econômica Européia
D
Organização Européia de Cooperação Econômica
E Conselho de Assistência
Econômica Mútua
A redução progressiva de barreiras tarifárias e
não-tarifárias, até a eliminação total das barreiras entre os países membros, o
estabelecimento de uma autoridade supranacional com representantes dos países
membros; e a ampliação gradativa do quadro de países membros
B Redução
progressiva de barreira tarifárias e não-tarifárias, até a eliminação total das
barreiras entre os países membros; o estabelecimento de uma tarifa externa
comum; acordos setoriais para o mercado de fatores, sistema provisório de
solução de controvérsias, e coordenação gradual de políticas macroeconômicas
C Estabelecimento de prazos para a redução das barreiras tarifárias e
não-tarifárias, até a sua total eliminação entre os membros da união;
estabelecimento de tarifa externa comum; criação de uma moeda comum, num prazo
previamente acordado, a exemplo da União Européia
D Eliminação de barreiras
tarifárias e não-tarifárias entre os países membros, estabelecimento de tarifa
externa comum; e ampliação gradativa do número de países membros para que se
fortaleça pela amplidão gradativa dos mercados
E Estabelecimento de tarifa
externa comum; criação de sistema de compensação para os negócios feitos no
âmbito do sistema; eliminação progressiva das barreiras tarifárias e
não-tarifárias entre os países membros; estabelecimento de um sistema de solução
de controvérsia
A Criado pela Argentina e Brasil, com a adesão do
Paraguai, como zona de livre comércio
B Estabelecido pelo Tratado de
Assunção, em 1991, na condição de União Aduaneira, podendo evoluir para formas
mais complexas de integração
C Criado pela Argentina, Brasil, Paraguai e
Uruguai, como zona especial de exportação, com base na adoção de tarifas
reduzidas para o comércio entre os 4 países
D Criado pela Argentina, Brasil,
Paraguai e Uruguai, mas aberto à participação de outros países. Exemplo disso é
o processo de adesão do Chile, ora em curso, consolidando, assim, uma união
econômica
E Estabelecido inicialmente pela Associação Latino-Americana de
Integração (ALADI), em 1980. Com a redução do número de participantes desta
associação, os remanescentes mudaram sua denominação para MERCOSUL, na reunião
realizada em 1991 em Assunção, capital do Paraguai
A Na conta da dívida externa, como um débito
B
A débito na conta de transações correntes
C A débito na conta de capitais
D A crédito na conta de capitais
E A credito na conta de transferências
A A conta de capitais apresenta somatória zero
B Os débitos e créditos realizados no período se igualam
C A balança
comercial e a balança de transferências unilaterais estão em equilíbrio
D O
saldo das transações correntes e o pagamento de juros no período se equivalem
E Não há empréstimo do tipo compensatório nem variação no nível das reservas
externas
A Decorrem fundamentalmente de déficits comerciais,
mas também dependem do nível de reservas internacionais de que dispõe este país
B Decorrem de desvalorizações cambiais, que aumentam a competitividade mas
tornam o produto exportado relativamente barato, reduzindo, assim as receitas
líquidas de exportações deste país
C Ocorrem como consequência da elevação
das taxas de juros internacionais, que incidem tanto sobre as exportações,
reduzindo as receitas, quanto sobre as importações, que se tornam relativamente
mais caras para este país
D Decorrem, em geral, de déficits nas transações
correntes (comércio visível e invisível), mas podem ocorrer, em casos muito
particulares, em função de fluxos inesperados nas contas de transferências e/ou
de capitais deste país
E São consequência da falta de proteção adequada ao
mercado interno deste país. Por esta razão, países com baixos níveis de proteção
tarifária apresentam-se deficitários, enquanto países com níveis mais elevados
de proteção dificilmente apresentam este tipo de problema
A Fundo Monetário Internacional a(FMI)
B Banco
Mundial
C CFI (Corporação Financeira Internacional)
D Banco
Interamericano de Desenvolvimento- BID
E Export - Import - Bank (EXIMBANK)
A O dólar americano passou a ser a principal moeda
de reserva
B Pode-se dizer que, uma vez implementados os acordos, não
haveria mais taxas de câmbio
C Inevitavelmente o ouro tenderia a acumular-se
no Tesouro americano, que era obrigado a efetuar a troca de dólares americanos
por ouro
D O dólar americano seria apenas uma moeda de conta, enquanto as
moedas continuariam tendo seu valor estabelecido em termos de ouro
E O novo
sistema se afigurava demasiadamente rígido, pois possuir dólares não seria
suficiente, seria preciso também possuir ouro a fim de garantir a moeda nacional
A O bancor, que era a moeda específica para ser
utilizada pelos países para o pagamento das compesações internacionais
B
Apenas o dólar americano
C Apenas as chamadas "moedas fortes"
D Todas as
moedas dos países membros do FMI
E Apenas as moedas garantidas em ouro
A O Fundo Monetário Internacional determina a
país(es) importante(s) na economia mundial que proceda(m) a uma desvalorização
ou valorização de sua(s) moeda(s)
B Há mudanças na paridade ouro/ dólar
americano
C Há variações nas disponibilidades de reservas em ouro
D Há
variações significativas na oferta e procura da moeda deste país, em decorrência
de déficits e/ou superávits no Balanço de Pagamentos
E Há entrada no país de
grande volume de capitais de curto prazo
A Não exige a realização de dispendiosos processos
de conversão e transferência de ouro
B O sistema representa uma forma que
permite assegurar duplamente as moedas do sistema
C Aumenta a liquidez
internacional, sem o constrangimento da escassez relativa do ouro em face do
crescimento das economias e das trocas internacionais
D Facilita as
transferências internacionais de fundos
E Reduz a capacidade dos países de
economias mais fortes imporem políticas comerciais restritivas
A Variação do preço do ouro no mercado
internacional
B Oferta e procura de divisas dentro de limites estabelecidos
pelos pontos de entrada e de saída do ouro em relação ao par metálico
C Par
metálico, que era a equivalência das moedas em termos de ouro. A variação
cambial se dava somente quando um ou mais governos participantes do sistema
deliberavam, através de lei específica, alterar a equivalência em ouro de suas
moedas
D Quantidades de ouro mantida como reserva pelo tesouro dos governos
E Credibilidade das moedas em termos de disponibilidade de lastro em ouro
monetário
A Administração do fluxo internacional de capitais
de longo prazo
B Financiamento de linhas de crédito comercial para países do
"Terceiro Mundo"
C Fornecimento de recursos financeiros aos países para
evitar processos de endividamento
D Desenvolvimento de programas de ajustes
macroeconômicos em nível internacional
E Fornecimento dos fundos necessários
ao desenvolvimento e à recuperação dos fluxos comerciais no pós-guerra
A Valor do dólar americano no mercado monetário
europeu
B Moeda européia de conta cujo valor está associado ao dólar
americano
C Valor referencial que, recentemente, serviu de base para
estabelecer a "Europen Currency Unit"(ECU) da União Européia
D Reservas
americanas mantidas na Europa
E Depósitos em moedas nacionais, mantidos em
bancos situados fora das fronteiras do país de origem
A Os empréstimos em dólares feitos pelos países
integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo-OPEP- a partir
dos saldos originados na conta petróleo
B O retorno aos países de origem dos
recursos utilizados para a aquisição de petróleo
C O processo pelo qual os
saldos advindos da venda de petróleo pelos países da OPEP retornavam aos centros
financeiros americanos e europeus e eram depois enviados aos países do "Terceiro
Mundo", na forma de empréstimos
D O processo pelo qual os saldos originados
pela venda de petróleo eram recambiados para o sistema monetário e financeiro
internacional como recursos adicionais de liquidez que serviam para estabilizar
o sistema
E A transferência dos saldos da conta petróleo dos países da OPEP
para o Banco Mundial e para os órgãos do Fundo Monetário Internacional gerando
enorme aumento de liquidez na economia mundial.
A Houve uma forte relação entre os dois fenômenos
porque, na verdade, as duas crises refletem duas faces de mesma moeda: a
incapacidade do sistema financeiro internacional de prover os recursos
necessários aos programas de desenvolvimento do "Terceiro Mundo
B Houve uma
forte relação entre os dois fenômenos : países que já estavam endividados foram
obrigados a enfrentar déficits em seus balanços de pagamentos, fosse pelo efeito
recessivo da crise enérgitica sobre a economia mundial, fosse pela necessidade
de pagar cada vez mais caro pela importação de petróleo
C Houve uma relação
muito superficial entre as duas crises, apenas na medida em que, na economia,
todos os fenômenos estão interligados de alguma forma
D Não houve
praticamente relação alguma, considerando-se o fato de que o processo de
endividamento já havia-se iniciado muito antes de 1973
E Não houve
praticamente relação alguma, pois, a causa, por excelência, do endividamento do
"Terceiro Mundo" não foram as crises cíclicas ou estruturais da economia
internacional, mas, sim, as irresponsabilidades administrativas que
caracterizavam o comportamento da maioria dos governos, via de regra
autoritários, dos países em desenvolvimento
A Exerceu grande influência positiva, isto é,
ajudou a tornar, de fato, a moeda americana a principal moeda do sistema
B
Não exerceu influência significativa, pois o sistema FMI/ Banco Mundial se
ocupava apenas da estabilidade das moedas e da administração dos mercados
financeiros oficiais
C O crescimento vertiginoso desse mercado retirou do
sistema de Bretton Woods grande parte de sua capacidade de administrar a
liquidez internacional e os fluxos de fundos através dos mercados de capitais
D Não exerceu influência significativa, pois os "eurodólares" eram mantidos
em bancos privados e não no conjunto das reservas oficiais
E Produziu
considerável efeito político ao tornar a Europa a principal depositária das
reservas internacionais.