AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL - ADUANA
1998
RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS
01- A reimportação vem a ser o retorno a um país de
mercadorias de sua produção, remetidas a um segundo país, após maior ou menor
grau de transformação realizada por este último. Não é uma causa básica para a
reimportação:
a) falta de uma rede de distribuição do produto
b) pleno
emprego dos fatores de produção
c) semi-transformação ou transformação
demasiado onerosa
d) diferenças no mercado de trabalho
e) incapacidade
técnica de transformação eficiente
02- O conceito de Termos de Troca refere-se
à(s)
a) relação de produtos trocados entre dois países
b) Lei segundo a
qual os preços dos produtos tendem a permanecer estáveis ou a declinar ao longo
do tempo, enquanto o preço das manufaturas tende a crescer
c) relação entre
os preços recebidos pelas exportações de um país e os preços pagos pelas
importações
d) diferenças entre as exportações e as importações de um dado
país e outros, o que implicará a capacidade de importar
e) qualidade do
comércio realizado: se os países exportam produtos primários ou
manufaturas
03- As chamadas Novas Teorias do Comércio
Internacional incluem diversos elementos não devidamente incorporados pelas
teorias anteriores. Entre tais elementos, destacam-se:
a) tecnologia e
produtividade
b) preços, tecnologia e demanda/oferta
c) abundância dos
fatores de produção e termos de troca
d) preços e termos de troca
e)
economias de escala, diferenciação de produtos
04- A Teoria das Vantagens Comparativas propõe
que
a) cada país tem vantagens absolutas na produção de um certo bem, vindo a
exportar aqueles produtos em que tiver a vantagem absoluta em relação a um
segundo país
b) duas nações terão relações comerciais, quando tiverem custos
de produção diferentes e as exportações serão constituídas daqueles produtos
cujos custos forem menores
c) uma vez que um país se especialize na produção
de um dado bem, ele sempre produzirá aquele bem
d) um país que tenha terras
férteis em abundância tenderá a exportar produtos agrícolas
e) as exportações
de um país para outro estão relacionadas com diversos fatores, como os preços
prevalecentes no mercado internacional (a demanda e a oferta internacionais), a
taxa de câmbio, e a tecnologia disponível no mercado naquele dado
momento
05- O teorema Heckscher-Ohlin-Samuelson (H-O-S)
sugere que
a) o país A vai exportar aqueles bens para os quais apresentar
maior produtividade relativa em comparação com o país B
b) existe uma
diferença na dotação internacional de fatores (capital e trabalho), o que
implica que cada país tende a exportar aqueles produtos que possuir com maior
abundância
c) o fator de competitividade mais importante atualmente é o grau
de tecnologia que um país é capaz de transferir dos laboratórios para suas
fábricas, a fim de aumentar a sua competitividade externa
d) mais importante
do que as vantagens comparativas tradicionais são as vantagens comparativas
dinâmicas, como educação, tecnologia, treinamento, etc
e) a economia de
escala e fatores de produção de um dado bem, como a existência de oligopólios,
afetam os preços finais e, por conseguinte, a demanda por um bem de um país para
outro
06- R. VERNON, com sua teoria do ciclo-produto,
afirma que:
a) Os produtos com o tempo se tornam ultrapassados. É necessário,
portanto, verificar qual o país que está na fronteira tecnológica em cada um dos
produtos a ser importado ou exportado. O país que conseguir com o melhor preço e
a melhor qualidade será o vencedor dessa competição.
b) Cabe aos países
desenvolvidos, por deterem uma tecnologia mais avançada, um monopólio de fato no
lançamento de novos produtos, que passam a ser copiados por outros países,
fazendo com que o produto copiado caia em domínio público. Assim, chega ao fim o
ciclo de vida de um produto, sendo necessário lançar outro.
c) Existe uma
demanda crescente por novos produtos nos países desenvolvidos. Na medida em que
esses produtos passassem a ser padronizados e produzidos em larga escala nos
países desenvolvidos, poderiam ser produzidos em outros países, inclusive em
países em desenvolvimento, devido aos seus menores custos de produção, como
mão-de-obra. Os produtos passariam, assim, de um grupo de países (desenvolvidos)
para outro (em desenvolvimento), como em um ciclo: nascimento, maturidade e
morte.
d) Os produtos vão sendo substituídos no mercado naturalmente à medida
que se tornam obsoletos. Como os países desenvolvidos detêm a maior parte das
marcas e patentes de produtos registrados, os países desenvolvidos exportam
produtos defasados tecnologicamente para países em desenvolvimento, para
manterem a vanguarda tecnológica e evitarem que os países em desenvolvimento
assumam a liderança das exportações em qualquer setor da economia internacional.
Quando os países em desenvolvimento conseguem se firmar na exportação de um bem,
o ciclo é quebrado, tendo que se procurar outro produto para se reiniciar o
ciclo.
e) Pela teoria do ciclo-produto, os países em desenvolvimento
tenderiam a se especializar em produtos agrícolas, de longo ciclo de existência,
e os países desenvolvidos em produtos de curto ciclo de existência, os produtos
manufaturados.
07- Uma das Novas Teorias de Comércio
Internacional, dá ênfase à questão da estrutura dos mercados, destacando-se duas
abordagens variantes: a da concorrência monopolística e a da teoria do
oligopólio. A teoria do oligopólio aplicada ao comércio internacional conclui
que:
a) Com a maior oferta de produtos tende a ocorrer um comércio
intra-firma.
b) A existência de Transnacionais leva a um controle por parte
destas do comércio internacional, podendo haver manipulações nos preços no
mercado internacional, como no caso de grãos.
c) As Transnacionais são os
atores mais relevantes da economia mundial hoje. Elas estão fora de controle dos
governos que devem procurar criar empresas estatais para competir com as
empresas transnacionais e, assim, capturar o excedente que as empresas estatais
gerarão.
d) As Transnacionais e notadamente o comércio intra-firma são os
grandes responsáveis pelo comércio internacional. Além disso, o comércio
internacional está intrinsecamente ligado ao investimento estrangeiro. Assim, a
melhor explicação para o comércio internacional nos anos 90 está na análise dos
fluxos de investimentos entre os Países Desenvolvidos e entre estes e os Países
em Desenvolvimento.
e) Existem, hoje, os efeitos de aprendizagem, o que
permite que um governo com uma política industrial ativa possa criar firmas que
poderão ser vencedoras no mercado mundial.
08- Nas afirmativas abaixo mencionadas há uma
declaração incorreta acerca do conceito e/ou do processo de dumping.
Identifique-a.
a) Trata-se de uma prática desleal de comércio.
b) Não
basta provar a existência do dumping, é necessário provar que houve dano à
produção doméstica.
c) Dumping é a introdução de um bem no mercado doméstico
por um preço de exportação inferior ao valor normal, isto é, ao seu preço de
custo.
d) A empresa que se sentir prejudicada deve endereçar uma petição à
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) solicitando uma ampla
investigação.
e) Caso os resultados da investigação concluam pela procedência
da reclamação, as autoridades fixarão direitos anti-dumping.
09- Entre as opções abaixo, indique aquela que não
constitui argumento utilizado pelo protecionismo.
a) O comércio e a indústria
são mais importantes para um país do que a agricultura e, portanto, devem ser
submetidos a tarifas para evitar a concorrência com produtos estrangeiros.
b)
As indústrias-chave da defesa nacional devem ser protegidas para evitar a ação
de fornecedores estrangeiros.
c) A adoção de tarifas favorece a criação de
empresas nacionais.
d) Quando há capacidade ociosa, as tarifas contribuem
para aumentar o nível de atividade e de emprego, e, portanto, de renda de um
dado país.
e) É preciso manter as indústrias de um país em um nível tal que
possam atender à demanda em caso de um corte de fornecimento externo devido a
uma guerra.
10- Indique a opção que não está relacionada com a
prática do mercantilismo.
a) O princípio segundo o qual o Estado deve
incrementar o bem-estar nacional.
b) O conjunto de concepções que incluía o
protecionismo, a atuação ativa do Estado e a busca de acumulação de metais
preciosos, que foram aplicadas em toda a Europa homogeneamente no século
XVII.
c) O comércio exterior deve ser estimulado, pois um saldo positivo na
balança fornece um estoque de metais preciosos.
d) A riqueza da economia
depende do aumento da população e do volume de metais preciosos do país.
e)
Uma forte autoridade central é essencial para a expansão dos mercados e a
proteção dos interesses comerciais.
11- Não é verdadeiro, em relação ao Livre-Cambismo,
que
a) o governo deve se limitar à manutenção da lei e da ordem.
b) o
governo deve remover todos os obstáculos legais para o funcionamento de um
comércio livre.
c) existe uma divisão internacional do trabalho.
d) existe
uma especialização de funções, motivada pela distribuição desigual de recursos
naturais ou por outros motivos.
e) todas as moedas devem ser conversíveis em
ouro.
12- Pelo Regime Aduaneiro Brasileiro, aos seguintes
produtos não pode ser aplicado o estímulo do drawback:
a) a toda mercadoria
destinada a embalagem, acondicionamento ou apresentação de produto exportado ou
a exportar.
b) a toda matéria-prima utilizada na fabricação de outra
exportação.
c) a toda peça, parte de aparelho e máquina complementar de
aparelho, veículo ou equipamento exportado ou a exportar.
d) aos animais
destinados ao abate e posterior exportação.
e) àquelas mercadorias importadas
para beneficiamento no país e posterior reexportação.
13- Não se pode fazer, a respeito do drawback, a
seguinte afirmação:
a) Drawback vem a ser o retorno, no todo ou em parte, dos
direitos cobrados sobre a entrada de produtos estrangeiros no país, os quais
serão objeto de reexportação no seu estado original, ou sobre a importação de
matéria-prima ou produtos semi-manufaturados, que serão utilizados na produção
de artigos manufaturados nacionais a serem exportados.
b) O objetivo básico
do drawback é promover o incremento das exportações, pela possibilidade de maior
colocação do produto nacional no mercado externo.
c) O drawback procura
conciliar dois intentos antagônicos: gravar pesadamente os produtos importados e
reforçar a posição competitiva da produção nacional no mercado exterior.
d) O
drawback está relacionado com um ato de exportação.
e) A aplicação do
drawback implica a necessidade de um sistema de controle bastante rigoroso por
parte das autoridades a fim de se evitarem fraudes.
14- Um tratado comercial segue uma série de
princípios jurídicos. Indique o princípio que não constitui uma base corrente
para tratados comerciais.
a) Paridade
b) Reciprocidade
c)
Salvaguarda
d) Nação Mais Favorecida
e) Equivalência
15- A Cláusula da Nação Mais Favorecida
estabelece:
a) a Nação mais favorecida nas tarifas de seu produto de
exportação deve manter o seu mercado aberto para os demais produtos
b) um
país estende aos demais os privilégios concedidos a um terceiro país
c) a
Nação mais favorecida é a que obtém os privilégios de uma rodada de redução
tarifária sem abrir o seu mercado para as demais
d) a idéia de que uma Nação
deve se abster de obter vantagens injustificáveis ou praticar um comércio
injusto com os demais países
e) o direito de um alguns países obterem
vantagens no comércio com outros países
16- A Rodada Uruguai (1986-1993) do GATT tem sido
considerada como uma das mais importantes, senão a mais importante na história
da organização (GATT). Foram iniciadas as discussões de diversos tópicos, alguns
dos quais viraram acordos internacionais. Todos os assuntos abaixo mencionados
foram discutidos na Rodada Uruguai, exceto:
a) Serviços Financeiros – Acordo
sobre Serviços Financeiros
b) Propriedade Intelectual – Trade Related
Intellectual Property Rights (TRIPs)
c) Código sobre Investimentos
Estrangeiros – Multilateral Investment Agreement (MIA)
d) Bens de Alta
Tecnologia – Acordo sobre Bens de Alta Tecnologia – Singapura
e) Serviços –
Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (GATS)
17- De acordo com o Tratado de Maastricht, não é
organismo da União Européia, o(a):
a) Conselho de Ministros Europeus
b)
Conselho Europeu
c) Parlamento Europeu
d) Grupo do Mercado Comum
Europeu
e) Comissão Européia
18- O Brasil dispõe de áreas de livre comércio de
importação e exportação e de regime fiscal especial em alguns municípios
brasileiros, com o objetivo de desenvolver as respectivas regiões. Indique a(s)
localidade(s) que não constitui(em) área de livre comércio.
a) Tabatinga
(AM)
b) Guajará-Mirim (RR)
c) Feijó (AC)
d) Pacaraima (RR)
e) Macapá
e Santana (AP)
19- Os assuntos relacionados com as Zonas de
Processamento de Exportações (ZPEs) são de responsabilidade do Conselho Nacional
das ZPEs, previstas pelo Decreto-Lei n0 2.452 de 29/09/88, que regulou as Zonas
de Processamento de Exportações no Brasil. Indique, nas opções abaixo, o
Ministério que não faz parte do Conselho Nacional das ZPEs.
a) Ministério da
Indústria, do Comércio e do Turismo
b) Ministério do Planejamento e
Orçamento
c) Ministério do Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia
Legal
d) Ministério da Agricultura e Reforma Agrária
e) Ministério da
Fazenda
20- Identifique, nas opções abaixo, o órgão
superior do Mercado Comum do Sul (Mercosul), ao qual incumbe a condução política
do processo de integração e a tomada de decisões para assegurar o cumprimento
dos objetivos estabelecidos pelo Tratado de Assunção.
a) Foro Consultivo
Econômico-Social
b) Conselho do Mercado Comum
c) Comissão de Comércio do
Mercosul
d) Secretaria Administrativa do Mercosul
e) Comissão Parlamentar
Conjunta
21- São fases da integração econômica, em ordem de
complexidade e profundidade:
a) União Aduaneira, Mercado Comum, União
Econômica, Integração Total
b) União Econômica, Zona de Livre Comércio, União
Aduaneira, Mercado Comum, Integração Total
c) Zona de Livre Comércio, União
Aduaneira, Região Preferencial, Mercado Comum, União Econômica, Integração
Total
d) Zona de Livre Comércio, Mercado Comum, União Aduaneira, União
Econômica
e) Zona de Livre Comércio, Mercado Comum, Integração Total, União
Econômica
22- Não constitui objetivo ou característica do
Mercosul:
a) Eliminação de Direitos Aduaneiros e Barreiras Não-Tarifárias
entre os seus membros
b) Tarifa Externa Comum (TEC)
c) Livre circulação de
bens e fatores de produção, exceto pessoas
d) Coordenação de Política
Macroeconômica
e) Realização de Acordos Setoriais
23- Não faz parte da estrutura jurídica do
Mercosul:
a) Comissão Parlamentar Conjunta
b) Sistema de Solução de
Controvérsias
c) Foro Consultivo Econômico-Social
d) Comissão de Comércio
do Mercosul
e) Secretaria Administrativa do Mercosul
24- O Sistema de Bretton Woods, surgido em 1944,
fez parte de um esforço internacional, liderado pelos EUA, para estabelecer um
conjunto de regras estáveis que fossem respeitadas pelo maior número possível de
países. Nesse contexto, criou-se o Fundo Monetário Internacional (FMI). Indique,
entre as opções abaixo aquele que não é um dos objetivos principais do
FMI.
a) O FMI é uma organização voltada para promover a estabilidade cambial
entre os seus membros.
b) O FMI pretende facilitar a expansão e o
desen-volvimento equilibrado do comércio internacional
c) O FMI se propõe a
auxiliar o estabelecimento de um sistema multilateral de pagamentos
d) O FMI
visa a reduzir a duração e diminuir a intensidade do desequilíbrio nos balanços
de pagamentos dos seus associados, inclusive com empréstimos de longo
prazo
e) O FMI pretende promover a cooperação monetária entre as nações
através de uma instituição permanente que funcione como órgão de consulta e
colaboração nos problemas monetários internacionais
25- Um mercado cambial supõe a realização de
diferentes transações. Indique, nas opções abaixo, as transações que não estão
previstas em um mercado cambial.
a) Transações entre bancos privados e
clientes no mesmo país.
b) Transações entre o Banco Central e bancos privados
no mesmo país.
c) Transações entre bancos privados de diferentes
países.
d) Transações entre bancos centrais de diferentes países.
e)
Transações entre bancos centrais e bancos privados em diferentes
países.
26- São diversos os tipos de mercados de câmbio.
Indique, nas opções abaixo, a afirmação que não é correta sobre os mercados de
câmbio.
a) Mercado de Câmbio a termo é o mercado onde são realizadas
operações cambiais futuras, ou seja, a contratação, pelo câmbio atual, para
entrega em uma data futura.
b) O Mercado paralelo de Câmbio compreende todas
operações conduzidas por meio de pessoas físicas ou jurídicas não autorizadas a
lidar com câmbio.
c) Mercado de Câmbio primário é o mercado onde são
realizadas operações cambiais entre os bancos e seus clientes
não-bancários
d) Mercado de Câmbio a vista é o mercado onde são realizadas
operações cambiais "Prontas", ou seja, para entrega em até dois dias
úteis.
e) O Mercado de Câmbio manual é aquele onde o comércio de dinheiro é
em espécie, quando pelo menos uma das moedas transacionadas for de país
estrangeiro.
27- A Taxa de Câmbio, nada mais é do que o preço,
em moeda nacional, de uma unidade estrangeira. Quanto aos tipos das Taxas de
Câmbio, não se pode afirmar que
a) a taxa de repasse é aquela pela qual o
Banco Central do Brasil adquire a moeda estrangeira dos bancos comerciais.
b)
as taxas cruzadas são as taxas teóricas resultantes da comparação das
respectivas cotações de duas moedas.
c) a taxa estável é um tipo de taxa fixa
que prevê uma certa variação dentro de determinados limites.
d) as taxas
livres são aquelas provenientes das condições de oferta e procura de divisa em
um mercado de câmbio livre, não havendo, portanto, a intervenção do Estado nas
taxas.
e) Crawling Pegs é um sistema onde as paridades variam periodicamente
em pequenos intervalos de tempo.
28- O Acordo da Jamaica, firmado em Kingston, em
1976, foi uma decorrência direta do Acordo Preliminar de Rambouillet, ocorrido
na cidade homônima francesa. Indique qual o aspecto não previsto pelo Acordo da
Jamaica.
a) Reconhecimento oficial das taxas flutuantes
b) Abolição do
preço oficial do ouro
c) A destinação do lucro das transações com ouro à
formação de ajuda dos Países em Desenvolvimento
d) O acesso dos Países em
Desenvolvimento aos empréstimos do FMI para auxiliá-los em seus programas de
estabilização
e) O fortalecimento do papel do ouro
29- Acerca do Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID) não se pode afirmar que:
a) procura trabalhar apenas
com seu próprio capital, e com os recursos advindos dos governos dos
países-membros, para financiar o desenvolvimento de seus associados
b) se
propõe a promover a inversão de capitais públicos e privados para fins de
desenvolvimento
c) coopera com os países-membros na orientação de sua
política de desenvolvimento econômico, objetivando a complementação de suas
economias
d) presta assistência técnica para o preparo, financiamento e
execução dos planos de desenvolvimento econômico
e) surgiu em razão da
pressão do Brasil, mais especificamente do Governo Kubistchek, durante a
Operação Pan-Americana (OPA)
30- A Corporação Financeira Internacional (CFI),
criada em 1956 como organização filiada ao Banco Internacional de Reconstrução e
Desenvolvimento (BIRD), tem por objetivo complementar as atividades deste
último. Acerca dos principais objetivos da CFI, não se pode afirmar que:
a)
visa estimular o fluxo de capitais privados para inversões produtivas nos
países-membros
b) procura criar oportunidades de inversão, unindo os
investidores nacionais e estrangeiros
c) procura oferecer financiamento, em
associação com investidores particulares, sem garantia governamental de
reembolso, naqueles casos em que não se disponha de suficiente capital em
condições razoáveis
d) procura oferecer créditos de curto prazo para
empreendedores particulares, sob a forma de empréstimos ou participação em ações
da empresa
e) sua administração é a mesma do Banco Mundial
COMÉRCIO INTERNACIONAL
31- A execução e acompanhamento da política cambial
são atribuições da (o)
a) Câmara de Comércio Exterior
b) Conselho
Monetário Nacional
c) Banco do Brasil
d) Banco Central do Brasil
e)
Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
32- A responsabilidade pela contratação do seguro
para cobertura de riscos na movimentação de bens é do
a) exportador, em
operações sob a modalidade CIF (Cost, Insurance and Freight).
b) exportador,
nas operações FOB (Free on Board).
c) exportador, nas operações CFR (Cost and
Freight).
d) importador, nas operações FOB (Free on Board).
e) exportador,
nas operações EXW (Ex-Work).
33- A atuação da Secretaria da Receita Federal, no
que se refere ao comércio exterior, envolve:
a) o controle administrativo das
operações comerciais e a supervisão das atividades de arrecadação e fiscalização
aduaneira
b) atividades de tributação, arrecadação e fiscalização
aduaneira
c) o controle tributário, financeiro e administrativo das operações
comerciais
d) a administração de tributos internos e aduaneiros, arrecadação
de receitas cambiais e fiscalização das práticas administrativas
e) a
supervisão administrativa das operações comerciais e formulação de normas
tributárias
34- A definição de diretrizes relativas às
políticas de comércio exterior, de financiamento e de seguro de crédito às
exportações e à promoção de bens e serviços brasileiros no exterior é atribuição
da (o):
a) Subsecretaria de Assuntos Econômicos, de Integração e de Comércio
Exterior do Ministério das Relações Exteriores
b) Câmara de Comércio Exterior
do Conselho de Governo, órgão vinculado à Presidência da República
c)
Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, do Comércio e do
Turismo
d) Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, do
Comércio e do Turismo
e) Departamento de Assuntos Internacionais do
Ministério da Fazenda
35- Sobre a fatura comercial, emitida por compra e
venda internacional, é correto afirmar-se que
a) tem força contratual e é
documento, em regra, obrigatório para instrução do despacho aduaneiro, possuindo
valor para fins de tributação.
b) tem força contratual, e embora não componha
o processo de despacho aduaneiro, dela se extraem elementos para
tributação.
c) compõe o processo de despacho aduaneiro para fins exclusivos
de controle administrativo.
d) não possui valor para fins de controle e não
instrui o processo de despacho aduaneiro.
e) dela não se extraem elementos
para fins de tributação, por não tratar-se de documento equivalente a um
contrato comercial.
36- Para efeito de classificação das mercadorias na
Nomenclatura e Aplicação das Regras Gerais para a Interpretação do Sistema
Harmonizado, quando inaplicável a RGI n0 1, o artigo incompleto ou
inacabado
a) não pode ser classificado na posição do artigo completo ou
acabado porque as Notas Explicativas do Sistema Harmonizado determinam sua
classificação segundo a matéria preponderante no artigo em referência
b)
assim considerado ou desmontado ou por montar não é abrangido pela posição do
artigo completo ou acabado porque nesse estado sua classificação far-se-á
individualmente segundo as posições específicas de suas partes
c) é
classificado na posição do artigo completo ou acabado, sempre que apresente, no
estado em que se encontra, as características essenciais do artigo completo ou
acabado, aplicável tal regra também para o artigo desmontado ou por montar
d)
é abrangido pela posição do artigo completo ou acabado, desde que apresente, no
estado em que se encontra, as características essenciais do artigo completo ou
acabado, não valendo essa regra para o artigo completo ou acabado desmontado ou
por montar
e) é abrangido pela posição do artigo completo ou acabado desde
que se comprove que a parte faltante confira ao mesmo suas características
essenciais
37- Ao se eleger um Incoterm para uma operação
comercial, as partes definem
a) a modalidade de transporte e a forma de
contratação e liquidação de câmbio
b) suas obrigações respectivas na operação
e as condições de venda
c) a forma e as condições de pagamento a serem
adotadas e o tipo de contrato a ser celebrado
d) a modalidade de transporte e
os riscos a serem cobertos por seguro internacional
e) o tipo de contrato
internacional que regerá a operação e a modalidade de seguro a ser
contratado
38- Sobre o contrato de compra e venda
internacional, é correto afirmar-se que
a) contempla, necessariamente, além
do vendedor e do comprador, a atuação de agente representante no exterior
b)
deve sempre especificar a mercadoria, serviço ou conhecimento transacionado por
meio de Incoterm correspondente
c) devem constar, no mesmo, as obrigações das
partes, por meio do uso de um Incoterm entre elas acordado, ainda quando envolva
operações de leasing ou exportação de serviços
d) é classificado,
juridicamente, como consensual, bilateral, oneroso, comutativo e típico
e)
instrui o processo de despacho aduaneiro para fins de controle e tributação,
podendo ser substituído pelo Conhecimento de Embarque
39- O contrato internacional de compra e venda
segundo o qual o vendedor se obriga a obter a licença e autorizações necessárias
à exportação, contratar às suas expensas o transporte marítimo e o seguro da
carga até o porto de destino indicado e entregar a mercadoria a bordo do navio,
no porto de embarque, na data ou período estipulado, e o comprador se obriga a
aceitar a entrega da mercadoria no porto de embarque, a bordo do navio,
assumindo todos os riscos de perda ou dano da mesma a partir deste momento e a
arcar com os custos do desembaraço de importação, identifica no SISCOMEX –
Importação a cláusula INCOTERMS/90
a) DDU (entregue direitos não pagos)
b)
DES (entregue a partir do navio)
c) FOB (livre a bordo-porto de embarque
de-signado)
d) CIP (transporte e seguro pagos até o local de destino
designado)
e) CIF (custo, seguro e frete)
40- O despacho aduaneiro de importação é
procedimento fiscal ao qual está/estão sujeita(s)
a) apenas as mercadorias
que venham a ser redestinadas para outro regime aduaneiro
b) apenas a
mercadoria que, após submetida a despacho aduaneiro de exportação, retorne ao
País
c) apenas as mercadorias destinadas à Zona Franca de Manaus, à Amazônia
Ocidental e à Área de Livre-Comércio
d) todas as mercadorias que ingressem no
País, importadas a título definitivo ou não
e) apenas as mercadorias
importadas a título definitivo
41- Para efeito de incidência do Imposto de
Importação, considera-se estrangeira
a) a mercadoria nacionalizada que
retorne ao território aduaneiro sem ter sofrido beneficiamento ou transformação
no exterior e a mercadoria nacional que vier a ser reimportada
b) somente a
mercadoria produzida no exterior e que ingresse, de forma definitiva, no
território aduaneiro e seja despachada para consumo
c) a mercadoria nacional
que retorne ao território aduaneiro sem ter sofrido beneficiamento ou
transformação no exterior
d) a mercadoria desnacionalizada, quando de sua
saída do território aduaneiro para fins de consumo
e) a mercadoria
desnacionalizada que vier a ser importada e a mercadoria nacional ou
nacionalizada que vier a ser reimportada, quando descumpridas as condições do
regime de exportação temporária do qual tenha sido beneficiada
42- O pagamento de impostos incidentes na
importação deve ser efetuado
a) em qualquer instituição bancária autorizada a
recolher tributos federais, após o registro da Declaração de Importação
b)
previamente ao registro da Declaração de Importação e independentemente de visto
da fiscalização aduaneira
c) diretamente na unidade da Secretaria da Receita
Federal, previamente ao registro da Declaração de Importação
d) após o
despacho aduaneiro, independentemente de visto de fiscalização aduaneira
e)
após o registro da Declaração de Importação, dependendo de visto da fiscalização
aduaneira
43- Para efeito de cálculo do Imposto de
Importação, os valores expressos em moeda estrangeira serão convertidos em moeda
nacional à taxa de câmbio
a) fixada quinzenalmente pela autoridade
competente, com base no comportamento do mercado de câmbio de importação na
quinzena anterior
b) estabelecida para a venda da moeda estrangeira no último
dia útil de cada quinzena, para vigência no período quinzenal imediatamente
posterior ao subseqüente
c) estabelecida para venda da moeda respectiva no
último dia útil de cada semana, para vigência na semana subseqüente
d) fixada
com base na cotação para venda da respectiva moeda no último dia útil de cada
mês, para vigência no mês subseqüente
e) fixada pelo Banco Central com base
no valor médio das vendas das respectivas moedas no período de um mês, para
vigência no mês subseqüente
44- Determinada empresa submeteu a despacho
aduaneiro de importação instruído com certificado de origem um produto acabado
procedente de um país com o qual o Brasil mantém um Acordo de redução a zero da
alíquota do Imposto de Importação para esse produto. A empresa exportadora o
adquirira completamente desmontado de um fabricante de um terceiro país, após o
que, procedeu à montagem e acabamento (pintura) para exportação para o Brasil. O
tratamento aduaneiro será:
a) com alíquota zero do Imposto de Importação em
decorrência do ato internacional de que o Brasil é signatário
b) com alíquota
zero do Imposto de Importação porque o produto sofreu no país de exportação duas
operações de industrialização (montagem e acabamento) além de manter acordo
recíproco de rebaixas tarifárias
c) com a alíquota do Imposto de Importação
em vigor para esse produto de terceiros países porque as operações de montagem e
pintura não produzem uma transformação substancial capazes de conferir nova
individualidade ao produto, que assim permanece originário do país que o
fabricou, a despeito da certificação de origem do país exportador
d) com
alíquota zero do Imposto de Importação porque os atos internacionais da espécie
beneficiam produtos adquiridos e procedentes dos países signatários dos
mesmos
e) com alíquota do Imposto de Importação em vigor para esse produto de
terceiros países aplicando-se um redutor de 50% sobre a base de cálculo,
previsto nas normas de origem convencionais, tendo em vista que as operações de
montagem e pintura foram executadas no país de procedência, além do que tais
operações alteram a classificação fiscal do produto na Tarifa Aduaneira ao nível
de posição, conferindo nova individualidade ao produto
45- Caracteriza o início do despacho aduaneiro de
importação o (a)
a) licenciamento da importação no SISCOMEX
b) pagamento
dos impostos incidentes na importação, comprovado pelo SISCOMEX por meio de DARF
eletrônico
c) apresentação das mercadorias ao FISCO para efeito da
conferência aduaneira
d) registro da declaração de importação
e) registro
dos volumes no sistema MANTRA por ocasião do depósito aduaneiro das
mercadorias
46- Sobre a remessa antecipada, é correto
afirmar-se que
a) é modalidade de pagamento muito empregada por não acarretar
riscos para as partes
b) não acarreta riscos para as partes, não sendo,
contudo, de emprego muito freqüente
c) acarreta risco para o importador,
sendo, por essa razão, modalidade de pagamento pouco empregada
d) é freqüente
por fornecer garantia ao importador de concretização da transação
comercial
e) não acarreta risco para o importador por ser amparada em seguro
de crédito
47- A modalidade de pagamento na qual o importador
autoriza o banco com o qual opera a emitir uma ordem de pagamento condicional em
favor do exportador é
a) cobrança documentária
b) crédito
documentário
c) remessa antecipada
d) remessa sem saque
e) red
clause
48- O pagamento sob a forma de crédito documentário
é muito usual porque
a) assegura ao exportador o recebimento antecipado do
valor total ou parcial da mercadoria a ser exportada.
b) fornece ao banco
garantia de recebimento de créditos recebidos para financiamento de
importações.
c) é barata por não envolver intermediação bancária.
d)
assegura ao importador o acesso a financiamento para cumprimento de suas
obrigações para com o exportador.
e) fornece maiores garantias tanto ao
importador quanto ao exportador.
49- No atual regime cambial brasileiro, as
transações de moeda relativas a câmbio manual, despesas de viagem, manutenção de
pessoas no exterior, serviços turísticos, aposentadorias e pensões, entre
outras, são realizadas
a) no mercado de taxas flutuantes
b) no mercado de
taxas administradas
c) no mercado de taxas livres
d) no mercado
negro
e) com taxas pré-fixadas pelo Banco Central
50- Sobre o regime aduaneiro especial de drawback,
é correto afirmar-se que
a) se trata de incentivo fiscal à importação,
concedido por meio da suspensão de taxas e impostos, para permitir a reposição,
a custos menores, de partes, peças, componentes e matérias-primas anteriormente
importadas
b) se trata de mecanismo financeiro que consiste na concessão de
crédito, em condições facilitadas, para a importação de mercadorias a serem
empregadas na fabricação de bens destinados à exportação
c) se aplica à
importação de peças, componentes e matérias-primas utilizadas no processamento
industrial de produtos destinados ao consumo na Zona Franca de Manaus e áreas de
livre-comércio
d) é concedido, sob a forma de incentivo fiscal, às
importações de matérias-primas, peças e componentes a serem empregados na
produção de bens de capital no País, em apoio à política de
industrialização
e) consiste da suspensão, restituição ou isenção do
recolhimento de taxas e impostos incidentes sobre a importação de mercadorias
utilizadas na industrialização, ou acondicionamento de produtos exportados ou a
exportar
51- Foram importadas matrizes para serem utilizadas
na fabricação de veículos especiais objeto de um contrato de exportação por um
período de um ano. A fim de baratear o custo da fabricação a empresa compradora
dos veículos, no exterior, doou as matrizes ao fabricante no Brasil. A
importadora requereu o regime de admissão temporária para as matrizes. A
administração aduaneira deverá
a) indeferir o pedido de admissão temporária
porque não pode ser concedido o regime para a importação de bens doados
b)
conceder o regime, porque as matrizes deverão ser usadas apenas no período de um
ano, prazo esse da vigência do contrato de fornecimento da produção e
exclusivamente para aqueles veículos
c) indeferir o pedido de admissão
temporária porque as matrizes serão utilizadas no processo produtivo dos
veículos
d) conceder o regime, desde que sejam atendidas as seguintes
condições básicas: constituição das obrigações fiscais em termo de
responsabilidade, utilização dos bens dentro dos prazos fixados e exclusivamente
nos fins previstos e identificação dos bens
e) conceder o regime, desde que
as matrizes sejam adequadas à finalidade para a qual foram importadas e a
importação tenha sido conduzida sem cobertura cambial
52- O transporte de mercadoria estrangeira contida
em unidade de carga (contêiner, admitido em regime de admissão temporária) de um
entreposto aduaneiro situado na zona secundária até um entreposto industrial
também localizado na zona secundária, para, após integrar o processo produtivo,
ser reexportada, deverá ser feito em regime aduaneiro
a) especial, de
admissão temporária, tendo em vista que a mercadoria foi importada com caráter
de temporariedade
b) especial, de entreposto aduaneiro, visto que a
mercadoria se encontra em uma unidade de entreposto aduaneiro e nesse regime
deverá ser transportada até ser admitida no entreposto industrial
c)
especial, de entreposto industrial, considerando-se que neste regime é que a
mercadoria deverá permanecer temporariamente até sua industrialização e efetiva
reexportação para o exterior
d) comum de importação, porque para a
administração fiscal aduaneira os tributos incidentes sobre a mercadoria
continuam garantidos desde a sua admissão no entreposto aduaneiro e nessa
condição permanecerão no entreposto industrial através do termo de
responsabilidade que constitui título representativo do crédito tributário
líquido e certo da Fazenda Nacional
e) especial, de trânsito aduaneiro,
porque este regime cobre a operação de transporte de mercadoria do local de
origem ao local de destino, mesmo que a unidade de carga (contêiner) esteja sob
o regime de admissão temporária
53- O registro do exportador é condição básica para
operações de exportação. Sobre o mesmo é correto afirmar-se que
a) requer o
envio prévio de documentação e a comprovação posterior de realização da
exportação junto à Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da
Indústria, do Comércio e do Turismo
b) obedece aos mesmos critérios e
procedimentos para pessoas físicas e jurídicas
c) se dá de forma automática e
gratuita, quando da realização de sua primeira operação, em se tratando de
pessoas jurídicas
d) é concedido apenas a pessoas jurídicas, mediante
informação do número de inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC)
e)
é concedido pela Divisão de Informações Comerciais (DIC) do Ministério das
Relações Exteriores a pessoas físicas e jurídicas, mediante
requerimento
54- Sobre o Imposto de Exportação, é correto
afirmar-se que
a) se considera ocorrido o fato gerador, para efeito de seu
cálculo, na data do registro da exportação no Sistema Integrado de Comércio
Exterior (SISCOMEX)
b) incide apenas sobre produtos nacionais exportados
constantes de relação formulada pelo Conselho Monetário Nacional
c) tem como
base de cálculo o preço à vista, expresso no valor CIF (Cost, Insurance and
Freight) da mercadoria
d) tem por objetivo arrecadar recursos para programas
de fomento à competitividade das exportações
e) incide sobre todo produto
nacional ou admitido em regime especial que sair do território
nacional
55- As assertivas abaixo tratam de transporte
internacional. Entre elas, assinale a correta.
a) Apesar de seus custos
elevados relativamente a outras modalidades, o transporte marítimo é o meio mais
utilizado no comércio internacional, em razão dos baixos riscos que
oferece.
b) Nas operações sob a modalidade Free on Board (FOB), a escolha da
embarcação que transportará a mercadoria é feita pelo exportador.
c) O frete,
no transporte marítimo, representa o montante recebido pelo armador como
remuneração pelo transporte da mercadoria.
d) O transporte ferroviário
caracteriza-se pelo baixo custo, agilidade e flexibilidade quanto aos
percursos.
e) O transporte intermodal envolve o transporte de mercadoria em
duas ou mais modalidades, resultando em custos mais elevados, mas com maior
eficiência dos serviços.
56- O seguro de crédito à exportação é instrumento
de política comercial que visa:
a) garantir ao exportador o ressarcimento de
valores referentes a operações comerciais não concretizadas por circunstâncias
políticas
b) garantir o exportador contra o risco de não pagamento pelo
importador ou a não transferência de divisas
c) conceder créditos para o
importador, garantindo ao exportador a realização da venda
d) indenizar o
exportador por destruição ou avaria da mercadoria durante o embarque, quando não
relacionada a acontecimentos catastróficos e a acontecimentos políticos
e)
garantir ao importador a cobertura contra avaria e danos que a mercadoria possa
sofrer após embarcada
57- Em sua modalidade de financiamento, o Programa
de Incentivo às Exportações (PROEX), é concedido
a) diretamente ao exportador
e ao importador de bens e serviços brasileiros e realizado pelo Banco do Brasil,
com recursos do Tesouro Nacional
b) pelo Banco do Brasil, diretamente ao
exportador, com recursos próprios
c) pelo Banco de Desenvolvimento Econômico
e Social (BNDES) ao exportador e importador de bens e serviços brasileiros com
recursos do Tesouro Nacional
d) às instituições financeiras ou de crédito,
para repasse ao exportador, com recursos da Agência Especial de Financiamento
Industrial (FINAME)
e) ao importador de bens e serviços brasileiros, através
de estabelecimentos de crédito ou financeiros no País ou no exterior, com
recursos do Banco do Brasil
58- O órgão integrante do sistema Banco Mundial, de
caráter multilateral, e que é a maior e mais importante agência de assessoria e
financiamento para projetos privados relevantes para o desenvolvimento
econômico, incremento da produção e da capacidade exportadora em países em
desenvolvimento é o (a)
a) Banco Internacional de Reconstrução e
Desenvolvimento (BIRD)
b) Export-Import Bank (EXIMBANK)
c) Agência
Multilateral de Garantia de Investimentos
d) Agência Internacional de
Desenvolvimento (AID)
e) Corporação Financeira Internacional (CFI)
59- O crédito presumido do IPI, como ressarcimento
das contribuições para o PIS, PASEP e COFINS incidentes sobre as respectivas
aquisições, no mercado interno, de matérias-primas, produtos intermediários e
material de embalagem, para utilização no processo produtivo, beneficia
a)
exclusivamente a empresa produtora de mercadorias nacionais fornecidas a
empreendimentos de relevante interesse nacional, assim definidos em legislação
específica
b) exclusivamente a empresa comercial exportadora relativamente ao
IPI incidente nas aquisições no mercado interno, de produtos intermediários,
utilizados no processo produtivo do fabricante intermediário
c)
exclusivamente a empresa produtora e exportadora de mercadorias nacionais,
inclusive as por ela vendidas a empresa comercial exportadora com o fim
específico de exportação para o exterior
d) exclusivamente a empresa
produtora e exportadora de mercadorias nacionais e nacionalizadas
e)
conjuntamente, a empresa produtora e exportadora de mercadorias nacionais e a
empresa comercial exportadora adquirente de seus produtos para revenda a
entreposto de exportação
60- Visando reduzir os custos dos produtos de
exportação e, portanto, torná-los competitivos internacionalmente, são
instituídas diferentes formas de incentivos. No Brasil, a concessão de
incentivos fiscais à exportação envolve
a) restituição do Imposto sobre
Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e
Serviços (ICMS) e redução da alíquota do Imposto de Exportação, nos casos em que
este incida
b) redução de 50% das alíquotas do Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
(ICMS)
c) isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do
Imposto sobre Serviços (ISS) e restituição das taxas de Contribuição para o
Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e Programa de Integração Social
(PIS)
d) dispensa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a não
incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e
isenção de recolhimento da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social
(COFINS) e da contribuição ao Programa de Integração Social (PIS)
e) redução
de alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de
Exportação, proporcionalmente ao volume exportado, e dispensa do Imposto sobre
Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
GABARITO
01- A |
31- D |
02- C |
32- A |
03- E |
33- B |
04- B |
34- B |
05- B |
35- A |
06- C |
36- C |
07- E |
37- B |
08- C |
38- D |
09- A |
39- E |
10- B |
40- D |
11- E |
41- E |
12- A |
42- B |
13- D |
43- D |
14- E |
44- C |
15- B |
45- D |
16- C |
46- C |
17- D |
47- B |
18- C |
48- E |
19- D |
49- A |
20- B |
50- E |
21- A |
51- A |
22- C |
52- E |
23- B |
53- C |
24- D |
54- A |
25- E |
55- C |
26- A |
56- B |
27- D |
57- A |
28- E |
58- E |
29- A |
59- C |
30- D |
60- D |